Mais uma pizzaria acaba de ser inaugurada na Vila Madalena, onde já se encontra a número 1 da categoria pela edição especial VEJA COMER & BEBER, a Carlos, com discos individuais que misturam Nápoles e Nova York. A novata deriva de uma loja de queijos, a A Queijaria, que também está no bairro há cinco anos oferecendo produtos artesanais de várias regiões do Brasil. Colada à venda com jeitão de empório do interior, a Pizza d’A Queijaria, foi montada pelo proprietário Fernando Oliveira e está em funcionamento desde ontem, dia 21.
“A ideia é antiga. Sou amante de pizza, como quase todo mundo, mas estávamos muito focados n’A Queijaria”, conta Oliveira, que há doze anos deu início no projeto de valorizar os queijos artesanais. O plano que estava em stand by, no entanto, decolou quando o imóvel vizinho ficou vago. “Chamei o Patrick [Catapano, consultor responsável pelo desenvolvimento do cardápio] e foi tudo casando. Estamos prontos para a estreia.”
O menu traz apenas sete sabores, nenhum deles tradicional como a margherita ou calabresa (ops! não se esqueça que o foco aqui são os queijos. Apenas quatro deles são fixos.“Pelo menos três sugestões estarão trocando o tempo inteiro.”
A mais emblemática para o proprietário, recebe o nome da casa, leva matéria-prima preparada com leite de vaca, búfala, ovelha e cabra. Pode-se dizer que é uma versão à brasileira e revisada da quatro queijos. A chamada cabra no pasto combina agrião, beterraba, castanha, limão-galego e queijo caprino.
A cobertura formiga e fungos e leva, literalmente, as duas coisas. Os ingredientes são formiga içá – coletada por moradores do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo -, queijo fungado de São Bento do Sapucaí, também no interior do estado, e azedinha.
Oliveira conta que a combinação se dá porque o inseto, conhecido também pelos nomes saúva ou tanajura, costuma levar a azedinha para dentro dos formigueiros para o cultivo de um fungo do qual se alimenta. “Decidimos fazer essa brincadeira”, diverte-se. Essa é uma das pedidas sazonais e que estará sempre trazendo novidades para a carta.
Apresentadas sempre em versão individual, todas tem como base a massa de fermentação natural de 48 horas feita com farinha orgânica. Com era de se esperar, o molho de tomate também é uma produção própria, com ingredientes vindos de plantação em Morungaba, na região metropolitana de Campinas, onde fica o centro de maturação de queijos d’A Queijaria.
Inicialmente, a casa funcionará apenas de quarta a sábado, no horário das 19h às 23h (exceto aos sábados, que a casa abre um pouco mais cedo, às 16h). A partir de dezembro, também deve abrir também aos domingos.
Pizza d’A Queijaria
Rua Aspicuelta, 27, Vila Madalena, tel. 3812-6449 e 94322-3132.
Com reportagem de Henrique Nascimento
Confira o cardápio:
Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.