Dos 358 000 carros vendidos em São Paulo no ano passado, 0,8% foi registrado na Vila Olímpia. Parece pouco, mas, como o bairro concentra apenas 0,2% da população paulistana, isso significa que ali se compram quatro vezes mais automóveis que a média da cidade. Uma realidade que traz consequências curiosas. Morador de um condomínio na Rua Quatá, o coordenador de eventos Gustavo Leal de Mattos pega trânsito para ir ao trabalho — antes mesmo de sair de seu prédio. “São várias pessoas tentando deixar a garagem no mesmo horário”, diz. “Como a rua já está congestionada, tudo para.” As vias do bairro são consideradas estreitas para o tráfego atual, de 380 000 carros por dia.
Existe fila também para quem quer alugar uma vaga. Os prédios da Vila Olímpia são recentes e têm lugar para pelo menos um carro por apartamento, mas é fácil achar moradores que precisam de mais. Para estacionar o automóvel da mulher dentro de seu prédio, o analista de sistemas Caio Magno Martin teve de esperar oito meses. “Consegui negociar com um vizinho e pago 150 reais por mês”, conta. “Achei melhor do que buscar vaga na rua, que também é disputada.” A presença de galpões vazios, herança de quando o bairro era tomado por fábricas, ajuda a reforçar a oferta de garagens particulares, mas guardar o veículo por ali sai caro. Um valet na Rua Alvorada, por exemplo, cobra 350 reais pela mensalidade. Para não ser usado meramente como ponto de parada, o hipermercado Extra da Rua João Cachoeira cobra pelo estacionamento e dá isenção para quem gastar mais de 20 reais em compras. “Algumas pessoas deixam o carro comigo para fazer alinhamento pela manhã e dão um jeito de voltar no fim da tarde, só para não pagar a estadia”, diz Alberto Trivellato, proprietário da oficina Suspentécnica, na Rua Casa do Ator. O serviço ali custa a partir de 75 reais.
MODELOS MAIS VENDIDOS
1. Honda Civic
2. Citroen C3
3. VW Gol
4. Honda Fit
5. Fiat Palio
6. VW Fox
7. Fiat Idea
8. Toyota Corolla
9. Chevrolet Celta
10. Chevrolet Montana
Fonte: Escopo Geomarketing