Um vídeo gravado na tarde de terça-feira (30), na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Zona Leste, mostra um homem correndo algemado à uma moto da PM.
A gravação foi registrada por um motorista que passava pela via. É possível escutar risadas e alguém dizer: “Olha, algemou e está andando igual a um escravo. Vai roubar mais agora?”.
+ Terceiro caso da variante Ômicron é confirmado no Brasil
O vídeo viralizou nas redes e chegou a ser censurado pelo Instagram. O policial pode responder por abuso de autoridade, racismo e até tortura. O jovem que aparece nas imagens tem 18 anos foi preso por suspeita de tráfico de drogas e por dirigir sem habilitação.
Um homem negro algemado à moto de um policial. Não é um caso isolado. É padrão contra negros e pobres. A PM jamais faria isso com suspeitos ricos e brancos. O Estado ignora, marginaliza e depois mata para se isentar de mudar trajetórias de vida que ele mesmo cria.
Inaceitável! pic.twitter.com/qK7y7beQd2— David Miranda (@davidmirandario) December 1, 2021
O policial foi afastado e um inquérito foi instaurado. Em nota, a Polícia Militar também afirmou que “repudia tal ato e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta”.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90.