Enquanto o governo municipal decide se regulamenta ou não o Uber na cidade, depois do veto aprovado pela Câmara dos Vereadores, testamos a categoria econômica do aplicativo, chamada de UberX.
No UberX, a tarifa pode sair mais barata do que a dos táxis comuns. Fizemos o teste nesta sexta-feira (2).
+ Quem é Natalício Bezerra Silva, líder dos taxistas e inimigo do Uber
O percurso foi rápido: entre a Praça Victor Civita e o Shopping Iguatemi, na a Avenida Faria Lima. No UberX, a ida custou 12 reais e a volta ficou em 14,70 reais. O táxi comum foi mais caro nos dois casos: 15 reais e 16 reais, respectivamente.
Importante: isso não significa que o UberX será sempre mais barato. Entenda abaixo como são cobradas as tarifas:
COMO O VALOR É CALCULADO
Os táxis comuns cobram 4,50 reais a bandeira “1”, 2,75 reais o quilômetro rodado e uma quantia equivalente a 55 centavos por minuto parado no trânsito.
O Uber tem lógica um pouco diferente. Na versão executiva ou “black”, com carros pretos bem confortáveis (como Ford Fusion e Toyota Corolla) cobra a bandeirada de 5 reais, mais 2,42 reais por quilômetro rodado e 40 centavos por minuto de corrida (estando o carro parado no trânsito ou em movimento). O UbeX cobra bandeirada de 3 reais, 1,43 reais por quilômetro rodado e 35 centavos o minuto de corrida. A viagem pode ficar mais cara, nas duas versões, graças a uma tarifa chamada de “impulso”, cobrada quando a demanda por motoristas é alta (em um horário de pico, por exemplo).
+ Uber anuncia desconto para periferia de São Paulo
Além disso, vale ficar de olho nos descontos oferecidos por aplicativos de táxi. O 99Taxis, por exemplo, dá 20% de desconto para pagamento em cartão de crédito.
AGILIDADE
Uma repórter solicitou carro do UberX, enquanto a outra chamou um táxi pelo aplicativo 99Taxis. Ambos foram pedidos às 13 horas desta sexta-feira (2) no endereço de origem. O táxi foi localizado em 20 segundos e estimou a chegada em três minutos. Após a confirmação da corrida, o motorista telefonou para avisar que levaria sete minutos a mais para chegar ao endereço solicitado. Na UberX, o motorista aceitou a corrida em 30 segundos após a solicitação e levou sete minutos para chegar.
Vitória do UberX.
+ Saiba quais são as últimas notícias da cidade
CONFORTO
O carro que atendeu pelo 99Taxis na ida foi um modelo Chevrolet Cobalt, com ar condicionado, limpo e organizado. Na volta, o veículo foi um Fiat Idea.
O motorista da UberX tinha um Fiat Siena, com ar condicionado e vidros escuros. A frota dessa categoria precisa estar em boas condições e ter ar condicionado, mas os veículos costumam ser menos luxuosos que o Uber regular. Porém, a volta foi em grande estilo: um Nissan Versa com bancos de couro, balinhas e boa climatização.
Importante: o carro do UberX pode ser solicitado pelo mesmo aplicativo do Uber.
+ Haddad planeja regular Uber em até dez dias