Continua após publicidade

Cores eletrizantes dos anos 80 voltam às vitrines

Amarelo, verde-limão, pink, roxo e laranja-cítrico aparecem com força em sapatos, bolsas e roupas

Por Patrícia Moterani
Atualizado em 1 jun 2017, 18h09 - Publicado em 25 ago 2012, 00h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A década de 80 produziu esquisitices de moda e beleza que tinham tudo para cair no esquecimento. Ombreiras, permanentes no cabelo, polainas, calças legging metalizadas e moletons esportivos são alguns exemplos.

    + As Boas Compras: uma seleção de dicas para não perder a elegância

    + Aprenda a compor um visual hipster

    Nas últimas temporadas, no entanto, alguns desses itens que já foram considerados gravíssimos pecados fashion tiveram seus dias de redenção. O mais recente exemplo são as cores neon. Usava-se isso no passado para combinar com o clima festivo e descontraído da música new wave, que dominava as paradas com grupos como The Police, B-52s e Devo.

    Continua após a publicidade

    A onda caiu no esquecimento, para ressurgir em 2009, quando o amarelo, o verde-limão, o pink, o roxo e o laranja-cítrico apareceram com força em sapatos, bolsas e cintos. A ideia era acender (literalmente) o look. Em 2012, o estilo voltou também para as roupas, sobretudo as femininas, como mostram os últimos desfiles de nomes badalados como Alexandre Herchcovitch e Tufi Duek, além dos catálogos da Colcci e de outras marcas.

    “Quando esse revival começou, aplicamos a tendência de maneira quase tímida, em detalhes como zíperes”, afirma Marcella Tranchesi, sócia da 284, uma das grifes que estão investindo na tendência. “Mas hoje a procura é até por calça jeans chamativa.”

    + A tendência do color blocking

    Continua após a publicidade

    A coisa não se limita mais à moda, como demonstram vários objetos de decoração que surgiram seguindo essa mesma linha extravagante. As academias de ginástica representam um campo fértil para a sua proliferação.

    Um dos artigos mais vendidos do momento pela marca esportiva Asics Brasil é o multicolorido tênis Noosa. Trata-se de um modelo unissex, feito para a prática do triatlo (399,90 reais). “Muitas pessoas que não treinam a modalidade estão comprando, pois acham o calçado bonito”, conta Andrea Longhi, gerente de marketing da Asics Brasil.

    A mania faz sucesso sem esforço por aqui. “Em geral, a brasileira gosta de se mostrar e até mesmo quem é fã de um estilo mais sóbrio, como a consumidora paulistana, acaba escolhendo pelo menos um acessório de destaque”, diz a consultora de moda Chris Francini.

    Continua após a publicidade
    2284 abre consumo - anos 80 - desfile - Colcci
    2284 abre consumo – anos 80 – desfile – Colcci ()

    É assim que a empresária Renata Castro, que toca o bazar de moda Colheita Especial, tem aderido à novidade. “Gosto de salpicar uma produção neutra com scarpin ou bolsa colorida. É um jeito de ousar sem mudar minha personalidade.”

    + Confira a galeria com produtos inspirados nos anos 80

    Continua após a publicidade

    As cores eletrizantes surgiram nos anos 60, com a criação dos tecidos feitos de fibras sintéticas, que permitem a produção de pigmentos luminosos. “Elas foram associadas de imediato a características como juventude e vibração”, lembra João Braga, professor de história da moda da Faap.

    Na década de 80, o uso explodiu e seguiu firme até a de 90, com os clubbers. Depois de um período apagado, ressuscitou no cenário. “É um símbolo da sociedade contemporânea, marcada pelas múltiplas tarefas, o que exige vigor. Na psicologia das cores, são os tons neon que melhor representam isso”, completa Braga.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.