+ Programas para aguçar os cinco sentidos no inverno
Com amêndoas, caramelo, pimenta…
Não há prato que defina melhor o charme do inverno do que a fondue. No embalo do frio, o restaurante Era uma Vez um Chalezinho… promove um festival de receitas baseadas nos chocolates da marca suíça Lindt. Com preços que variam de 98 a 110,60 reais, o doce aparece até o fim da estação em oito versões, como as incrementadas com amêndoas, flocos de caramelo ou pimenta.
Saquê a 35 graus
Durante o mês de julho, bares e restaurantes da capital apostarão em um coquetel para aquecer de verdade a garganta dos clientes. Servido em uma taça aquecida a 35 graus, o jun daiti pomar, do Sassá Sushi, combina saquê, maçã desidratada, pera e açúcar.
As misturas que dão um caldo
A cada semana, até o fim de setembro, o disputado restaurante Spot apresenta receitas de sopa (27 reais o prato), criadas pelas restauratrices Maria Helena Guimarães e Lygia Lopes. Revezam-se no menu os cremosos caldos de castanha portuguesa, ervilha com hortelã, cogumelos e banana com curry.
Ao estilo da vovó
Nada de recheios encorpados nem coberturas açucaradas. O estilo de bolo que conquista os cardápios das docerias é aquele mais simples, chamado de seco, como o que as vovós servem no lanche da tarde com uma xícara de café. É o caso desta apetitosa versão de iogurte e limão, vendida somente inteira, para viagem, na Bolo à Toa (18 reais).
Cozido fumegante
Integrante da rede Fasano, o restaurante Gero incorporou recentemente a seu cardápio do almoço das quartas e sextas-feiras o prato bollito misto (80 reais). O saboroso cozido italiano inclui carne-seca, músculo, língua e frango, além de repolho, cenoura, batata-doce e cebola miúda.
À moda indiana
O consumo de chá com um toque de leite tem caído nas graças dos paulistanos. Um dos tipos ideais para realizar a mistura é o indian chai latte, versão preta que combina gengibre, canela, cardamomo e pimenta-vermelha. Na loja Tea Connection, o bule para duas pessoas sai por 8 reais.