Continua após publicidade

Táxi com wi-fi, bebidas e videogame

Motoristas com espírito empreendedor oferecem mimos gratuitos para fidelizar a clientela

Por Nathalia Zaccaro
Atualizado em 5 dez 2016, 17h28 - Publicado em 13 jan 2012, 23h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Zafira de Sebastião Junior parece só mais um entre os 33.700 táxis que circulam pela capital. Quem toma o carro no ponto ao lado do Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, porém, se surpreende ao ser apresentado aos diferenciais do serviço. “Vou avisando ao cliente que é possível conectar o tablet ou o celular no wi-fi do veículo”, diz ele. Se quiser descansar um pouco da internet, o passageiro poderá folhear revistas (ele assina pelo menos quatro títulos), ver televisão ou jogar videogame PlayStation 2. Por fim, tomar água, chupar uma balinha e pagar a corrida com cartão de crédito ou débito, ao mesmo preço da tabela-padrão cobrada por qualquer concorrente desprovido desses atrativos. “Não me falta freguesia”, orgulha-se. Com investimento inicial de 6.000 reais na compra desses equipamentos e gastos mensais de 150 reais, calcula-se que ele fature cerca de 7.500 reais por mês.

    Fernando Moraes

    Sebastião Junior: videogame e outros atrativos sem cobrar a mais por isso

    “Esse tipo de inovação é uma tendência para quem não quer perder dinheiro ao ficar horas parado no ponto”, diz o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, Natalício Silva. Apesar da dificuldade crescente dos paulistanos em encontrar um carro em horário de pico, reflexo do aquecimento da economia nos últimos anos, fazer rodar o taxímetro nos períodos mais mornos ainda é um desafio, especialmente depois que a competição pelos passageiros aumentou — no fim do ano, foram concedidos 1.200 novos alvarás a profissionais da área.
    Na praça apenas desde 2009, Roldan Amorim, de 28 anos, já aprendeu a lição e, com seu Honda City, aposta nos chamados de estrangeiros que visitam São Paulo. “Tenho no meu carro um iPod com mais de 900 músicas para o passageiro escolher e uma tela com imagens de pontos turísticos da cidade”, conta ele, que arranha o inglês. “Meu pai trabalhou no ramo a vida inteira e nunca pensou em inovar assim, mas eu percebi logo a importância desse tipo de atitude.”
    + O que pensam os taxistas paulistanos
    + Mimos de dez bares paulistanos
    De olho em eventos como a Copa do Mundo, uma campanha intitulada Taxista Nota 10 tenta dar respaldo a quem está disposto a se aprimorar. Encabeçado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com parceiros como a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o projeto distribuirá quinze edições mensais de um informativo impresso que traz notícias sobre gestão de negócios, finanças, marketing pessoal e empreendedorismo. Cursos a distância de inglês ou espanhol completam a grade. A meta é atender 20.000 motoristas na metrópole até 2014.
    Por enquanto, achar nas ruas um táxi repleto de regalias é uma loteria. Garantia de conforto só com serviços mais caros, como o da cooperativa Cooperluxo, cuja tarifa é 50% maior. Sua frota de 120 automóveis oferece TV, wi-fi, tablets, frigobar com água de coco de caixinha e vidros blindados. Quem mima o passageiro cobrando o preço de tabela costuma desdenhar. “Quero que meu cliente saia do carro sabendo que pagou barato”, diz João Batista, há treze anos na praça, com longa lista de cortesias, que crescem ano a ano. Hoje, oferece revistas, água, uma dose de uísque com gelo transportado em sacola térmica — antes disso, assim que o freguês se acomoda nos bancos aveludados, ele aciona a sonoplastia de uma salva de palmas, com direito a assovios e gritinhos, como agradecimento pela preferência. “Faço de tudo para agradar.”
    É SÓ CHAMARComo encontrar esses motoristas
    Sebastião Junior
    Tel.: 9708-0075, junior.taxi@hotmail.com
    João Batista
    Tel.: 8527-1088, oseutaxi@oseutaxi.com
    Nilson Carvalho
    Tel.: 3951-8849, contato@cooperluxo.com.br
    Roldan Amorim
    Tel.: 9429-0927, taxiando@yahoo.com.br

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.