Dois eventos astronômicos vão se somar na próxima quarta-feira (26). A lua estará muito perto do ponto máximo de proximidade da Terra durante sua órbita, situação conhecida como perigeu e que resulta no astro com maior tamanho e brilho, popularmente chamada de superlua. Junto disso, será observado um eclipse lunar, situação resultante do posicionamento do planeta terra entre o sol e a lua, impedindo a chegada dos raios solares ao satélite.
Durante a manhã do dia 24, será possível acompanhar o desenrolar do eclipse. Ele começa às 6h47. A fase umbra, quando a sombra do sol começa a ser perceptível sobre a lua, se inicia às 7h44. Enfim, a fase total do fenômeno acontece entre 8h11 e 8h25, durando 14 minutos. Depois, até as 9h52, a visão retorna temporariamente à umbra até o fim definitivo, por volta das 11h. Não é preciso óculos de proteção.
+ Eclipses: o que eles significam e como podem afetar a sua vida!
Não será fácil observar o eclipse em sua totalidade devido ao horário. Como ele ocorre no início da manhã, há uma luminosidade considerável. A fase total, que ocorre já depois das 8h, dificilmente poderá ser contemplada. A recomendação é que se acompanhe o fenômeno durante todo o amanhecer. Na America do Sul, Chile e Argentina terão melhores condições de assistir o fenômeno.
Em caso de visibilidade do eclipse lunar total, será possível também observar o evento popularmente conhecido de lua de sangue. Devido à reflexão de cores no planeta Terra, entre os horários 8h11 e 8h25 a lua ficará com o aspecto avermelhado.
Já a superlua será mais fácil de acompanhar. O perigeu acontece ainda na segunda-feira (25), com previsão para às 22h49, e perdura pelo menos até a noite seguinte, na terça-feira (26), mas desta vez sem a ocorrência do eclipse.
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.