Continua após publicidade

Tribunal libera licitação de 500 milhões para BRT na Radial Leste

Corredor deverá ter dez quilômetros e ligará o terminal Parque Dom Pedro à avenida Aricanduva

Por Clayton Freitas
Atualizado em 28 jun 2023, 16h55 - Publicado em 28 jun 2023, 16h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em sessão realizada nesta quarta-feira (28), os conselheiros do TCM (Tribunal de Contas do Município) liberaram a licitação para a realização de obras do corredor de ônibus BRT Radial Leste. Orçada em cerca de 500 milhões de reais, o corredor é uma das principais metas em mobilidade urbana da Prefeitura de São Paulo.

    +Em doze anos, cidade de São Paulo ganha 197 mil habitantes

    Originalmente a licitação foi lançada no final de dezembro de 2022. Em 21 de janeiro de 2023, o TCM determinou a suspensão da concorrência por suspeita de sobrepreço de 66,7 milhões, sendo a maior parte, 54,2 milhões, relativos a estruturas metálicas. Agora, para dar continuidade ao edital, a prefeitura terá que republicá-lo com as indicações feitas pelo TCM. Elas incluem detalhes do projeto, tais como a manutenção das estações exclusivas de embarque e desembarque, além de cobrança antecipada de passagens e a utilização de câmeras de monitoramento para fiscalização das obras em tempo real. As obras só poderão ser realizadas com as devidas licenças ambientais e do projeto básico, segundo o Tribunal.

    Mapa mostra traçado de futuro BRT da Radial Leste
    Mapa mostra traçado de futuro BRT da Radial Leste (Prefeitura de São Paulo/Divulgação)

    Como será o corredor

    Continua após a publicidade

    O BRT Radial Leste começará no Terminal Parque Dom Pedro. Os veículos acessarão o viaduto Nakashima e seguirão pela Avenida Alcântara Machado em nível. O trajeto inclui ainda a Rua Melo Freire até o entroncamento da Rua General Souza Neto com a Avenida Conde de Frontim, 200m depois da Avenida Aricanduva. O ponto final será Rua Professor Miguel Russiano.

    O corredor será localizado à esquerda, diferentemente do que ocorre hoje, já que a circulação se dá pelas bordas, à direita. Estão previstas travessias para facilitar o acesso às paradas. A cobrança será feita do lado de fora o veículo, e os locais de embarque deixarão os passageiros no mesmo nível da entrada dos ônibus. Está prevista ainda uma ciclovia em todo o trajeto. Atualmente a ciclovia existente faz a ligação do trajeto entre as estações Tatuapé e Itaquera.

    Projeto que ficou famoso após ser implantado em Curitiba, no início da década de 1970, o BRT (Bus Rapid Transit) se diferencia dos corredores de ônibus comuns por alguns aspectos. No projeto a ser implantando na Radial Leste, as estações serem fechadas, os pontos são mais distantes uns dos outros (600 metros contra 400 dos corredores), veículos de maior capacidade e que rodam numa velocidade média até 40% maior.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 39,96/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.