Prime, Premier, Platinum, Splendor — não importa o nome, porque o conceito é um só. São as sofisticadas salas vip, instaladas nos cinemas dos shoppings, que, em troca de cardápios diferenciados, pipocas com azeite importado e poltronas megaconfortáveis, chegam a cobrar até mais que 50 reais pelo ingresso.
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Na quarta (12), a exibidora Playarte reabre seu estabelecimento no Shopping Pátio Paulista totalmente reformulado. Fechado desde dezembro de 2010, ele agora virou Splendor (uma referência ao filme homônimo de Ettore Scola, de 1989) e vai apresentar o lançamento “Os Três Mosqueteiros”. São Paulo (incluindo Barueri), então, passa a contar com doze locais refinados do gênero, um número incomparável no Brasil. Em Brasília, há dois da rede Kinoplex, e, no Rio de Janeiro, um no Shopping Rio Design Barra.
Para não bater de frente com a Cinemark, que possui sete concorridas salas no mesmo shopping, a Playarte decidiu tomar outro rumo. “Não teríamos campo para um grande complexo e, por isso, optamos por buscar um cliente diferenciado”, diz Otelo Coltro, vice-presidente da Playarte. Em vez de gastarem cerca de 1,3 milhão de reais num espaço convencional, os proprietários da empresa desembolsaram mais de 5 milhões na empreitada. “Temos espelhos recortados e a cor vermelha na decoração para criar um ambiente alegre e sofisticado”, conta Elda Coltro, presidente da companhia.
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O modelo de negócio também é muito diferente. Em geral, o número de lugares cai para um terço. As poltronas mais largas e o espaçamento entre elas fazem a diferença. Enquanto uma cadeira no Eldorado Cinemark tem 48 centímetros de largura, a vip do Shopping Tamboré mede 60 centímetros. Mesmo totalmente esticada, sobram 50 centímetros até o encosto da frente. Para fazerem com que a operação seja lucrativa, as exibidoras elevam o preço dos bilhetes e apostam na receita vinda de novos serviços. Pioneira no país, a Cinemark abriu, em agosto de 2008, seus dois primeiros espaços no Shopping Cidade Jardim. O sucesso foi tanto que, dois anos depois, a rede transformou mais duas salas em vip. “A ocupação chega a 95% nos fins de semana”, afirma a diretora de marketing Bettina Boklis.
Em junho de 2010, a rede carioca Kinoplex instalou-se no Shopping Vila Olímpia. No foyer exclusivo, pufes e sofás de couro; no menu, damascos recheados com queijo brie e macarons. “O brasileiro ainda não tem a tradição de beber vinho durante a sessão. Mas, quando exibimos shows de rock, vendemos bastante cerveja”, diz a gerente de marketing Patrícia Cotta.
Outra poderosa do setor que anda investindo em São Paulo é a mexicana Cinépolis, que chegou à cidade no fim de 2010 para inaugurar um complexo popular no Mais Shopping Largo 13, em Santo Amaro. Em abril deste ano, foi a vez do glamouroso cinema do Iguatemi Alphaville. “Fomos os criadores do conceito de luxo, em 1997, e hoje já temos 140 espaços do tipo em onze países”, afirma Eduardo Acuña, CEO da Cinépolis. A exibidora pretende ampliar o leque na metrópole com a abertura do Shopping JK Iguatemi, prevista para abril de 2012.
O que Acuña também observou nesses cinco meses de funcionamento foi a adesão da criançada. “Tornou-se um programa familiar, e as poltronas são tão confortáveis que os pais podem até dormir”, diverte-se. Na primeira sessão do desenho animado “Manda-Chuva”, acompanhada por VEJA SÃO PAULO no sábado (24), dos 69 lugares, 64 estavam ocupados.
De todos os complexos visitados, as poltronas da Cinépolis são, realmente, imbatíveis — elas têm um dispositivo eletrônico que, se acionado, dá ao espectador uma reclinação de quase 180 graus. Outro diferencial: você pode chamar o garçom para atendê-lo. Ao lado da poltrona, sobre uma mesinha, há cardápio e abajur. Felizmente, uma regra prevalece: os pedidos são entregues só até a exibição dos trailers. No apagar das luzes, a clientela pode saborear folhados de queijo de coalho, carne-seca desfiada ao molho bechamel ou petit gâteau de chocolate acompanhado de tintos, brancos, rosés e proseccos.
Ingresso diferenciado
As atrações oferecidas pelos serviços premium das exibidoras
Pátio Paulista/Splendor – Rede Playarte
Abertura: outubro de 2011
Número de salas: 2
Total de poltronas: 266
Comes: tortilha ao frango xadrez (R$ 21,00) e petit gâteau de doce de leite (R$ 19,00)
Bebes: vinho rosado francês Rosé D’Anjou (garrafa, R$ 78,00)
Ingresso: R$ 38,00 a R$ 56,00
Venda pela internet: www.playarte.com.br
Tamboré/Premier - Rede Cinemark
Abertura: abril de 2011
Número de salas: 1
Total de poltronas: 97
Comes: roll de frango com curry (R$ 19,00) e churros com doce de leite (R$ 18,00)
Bebes: vinho branco argentino Altosur Torrontes (duas taças, R$ 26,00)
Ingresso: R$ 30,00 a R$ 48,00
Venda pela internet: www.ingresso.com
Endereço: Av. Piracema, 669 – km 22 – Centro Empresarial Tamboré, Barueri
Telefone: (11) 4193-1826
Iguatemi Alphaville/VIP – Rede Cinépolis
Abertura: abril de 2011
Número de salas: 3
Total de poltronas: 169
Comes: bolinho de bacalhau (R$ 22,00) e musse de doce de leite com coco (R$ 10,00)
Bebes: margarita (R$ 25,00) e uísque Johnnie Walker Red Label (50 ml, R$ 15,00)
Ingresso: R$ 35,00 a R$ 52,00
Venda pela internet: www.cinepolis.com.br
Endereço: Alameda Rio Negro 111, Alphaville, Barueri
Telefone: (11) 2078 8000
Vila Olímpia/Kinoplex – Rede Kinoplex
Abertura: junho de 2010
Número de salas: 2
Total de poltronas: 196
Comes: quiche de queijo de cabra (R$ 15,00) e duas bolas de sorvete da marca Vipiteno (R$ 10,00)
Bebes: vinho tinto Case Chianti Sparse 2009 (meia garrafa, R$ 49,00)
Ingresso: R$ 37,00 a R$ 50,00
Venda pela internet: www.ingresso.com
Cidade Jardim/Bradesco Prime– Rede Cinemark
Abertura: agosto de 2008 e maio de 2010
Número de salas: 4
Total de poltronas: 378
Comes: bolinho de aipim com carne-seca (R$ 23,00) e cheesecake com calda de frutas vermelhas (R$ 21,00)
Bebes: cerveja Heineken long neck (R$ 15,00) e chocolate quente grande (R$ 7,00)
Ingresso: R$ 38,00 a R$ 56,00
Venda pela internet: www.ingresso.com