Começam a valer neste sábado (1º) duas novas faixas de bônus para quem economizar água. Os imóveis que apresentarem redução de 10% a 20% no consumo receberão descontos na conta a partir de dezembro. Desde fevereiro, apenas os moradores que economizavam 20% ou mais eram beneficiados com abatimento de 30% na fatura do mês.
+ Matéria de capa: o drama da crise hídrica em São Paulo
+ A água de sua casa está com gosto estranho? A Sabesp explica o motivo
Com a ampliação da faixa de bonificação, o imóvel que tiver redução maior ou igual a 10% e inferior a 15% no consumo terá um desconto de 10%. O abatimento chegará a 20% se a economia de água oscilar entre 15% e 20%.
O cálculo é feito em relação à média de consumo de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. A medida, aprovada pela Agência Reguladora de Saneamento e energia do Estado de São Paulo (Arsesp), vale para as cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Bragança Paulista e Campinas.
De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), 75% dos clientes da Grande São Paulo usaram menos água em setembro. Desse total, 49% reduziram em pelo menos 20% seu consumo (e obtiveram o desconto de 30% no valor da conta). Outros 26% baixaram a quantidade de uso, mas sem obter a bonificação.
Uma parcela significativa, que equivale aos 25% restantes, porém, aumentou o gasto de água no período.