Foram sete meses de luta, nos quais Helena, diagnosticada com câncer no cérebro aos 4 anos de idade, viveu em deslocamento constante entre sua casa e hospitais, onde passava por consultas e sessões de quimioterapia. No fim desse período, a menina não resistiu. Para a mãe, a professora universitária Tatiana Piccardi, ficou, além da dor, a solidariedade com outras mulheres com dramas semelhantes, mas em condições financeiras piores do que a sua. Se eu tinha o conforto do carro, a maioria depende de vários ônibus para chegar até o tratamento, o que torna o desgaste ainda maior. Em 1999, dois anos depois da perda, nascia a Associação Helena Piccardi de Andrade Silva (AHPAS), dedicada a levar crianças e jovens de baixa renda com câncer rumo aos centros médicos.
O grupo mantém sete vans, que transportam atualmente 36 pacientes e seus acompanhantes (a operação, de 60 000 reais mensais, é custeada por doações). Muitos estão em cadeiras de rodas, alguns têm a saúde bastante debilitada e todos vivem em bairros distantes do centro, como Vila Brasilândia e Jardim Ângela. “Procuramos ajudar e trazer dignidade e qualidade de vida para famílias abaladas”, diz Tatiana, que tem 54 anos e é mãe também de Guilherme, de 25.
Thiago Santos de Oliveira, de 11 anos, é atendido pelo projeto desde 2004. Também com um tumor no cérebro, ele precisa ir da Zona Leste ao Graacc, na Vila Mariana, até quatro vezes por semana (ida e volta totalizam 50 quilômetros). Para diminuir ao máximo o tempo de deslocamento de pacientes como ele, a ONG tem uma logística cuidadosa. Desde 2012, porém, o trabalho ficou mais difícil. Por decisão da Secretaria de Transportes, as vans perderam o direito de circular por corredores de ônibus. Mas Tatiana não desanima. “Tentei transformar minha vivência de dor em uma história de solidariedade, além de inspirar outras mães nessa batalha.”
Como ajudar: a associação promoverá um almoco beneficente com a apresentadora Eliana em 24 de novembro. Informações pelo telefone 5535-2726.
Nome: Tatiana Piccardi
Profissão: professora
Atitude transformadora: proporciona transporte gratuito de crianças e jovens que sofrem de câncer de suas casas até o hospital