Um professor do Instituto de Matemática foi detido na manhã desta terça-feira (3), no campus de Barão Geraldo, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), após supostamente ameaçar estudantes com uma faca e spray de pimenta.
+Em meio a greve, Linha 9-Esmeralda sofre pane e paralisa trechos
Nas redes sociais do DCE (Diretório Central dos Estudantes), os estudantes afirmam que foram até o professor comunicar uma paralisação contra as privatizações quando ele sacou a faca e fez ameaças.
“Ele ameaçou um estudante negro com faca, que conseguiu correr. Uma estudante também foi ameaçada. Ela conseguiu gritar por socorro e também se esquivar”, informa um aluno, em vídeo publicado no perfil do DCE. Ele fala que o docente, em seguida, ainda teria ido para cima de outro estudante com spray de pimenta. Na sequência, a segurança do campus foi acionada e separou o professor de um dos alunos. O vídeo em questão exibe a faca que supostamente seria do professor.
Em nota, a Unicamp afirma que repudia os atos de violência praticados no campus. “A conduta do docente, para além do inquérito policial instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis”, informou a reitoria.
O professor e dois alunos atacados foram conduzidos para o 1º Distrito Policial de Campinas.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que foi instaurado um Termo Circunstanciado (TC) pelo 7° DP de Campinas como lesão corporal e incitação ao crime e o caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).