O anúncio do fechamento das academias de São Paulo por causa da pandemia de coronavírus deixou muita gente sem ter onde se exercitar durante o período de quarentena. Nesta quinta-feira (19), embora muitos parques tenham recebido atletas que continuam praticando atividades esportivas, a tendência para os próximos dias é um maior confinamento das pessoas. Pensando nisso, o profissional de educação física Eduardo Barbosa elencou uma série de exercícios que pode ser realizada em casa.
O primeiro dia pode ser de subida e descida de escadas, para quem mora em prédio. “Dez andares indo e voltando equivalem a meia hora de exercício na esteira”, afirma o personal trainer. “Comece devagar, tranquilo e vá aumentando a intensidade. Só não pode chegar no final e estar exausto. Uma subida não pode ser passeio, mas também não é para subir igual ao Rocky Balboa”, diz, se referindo à clássica cena do cinema em que Sylvester Stallone sobe correndo a escadaria localizada na entrada do Museu de Arte da Filadélfia, nos Estados Unidos.
No dia seguinte, a dica de Barbosa é fazer uma série de treinos utilizando o peso do próprio corpo, sem a ajuda de aparelhos ou equipamentos. “São atividades que exigem pouco espaço em casa e gerarão boa capacidade física para quando as atividades normais forem retomadas”, diz o professor de educação física. Veja abaixo:
1) Flexão de braços na parede (entre 12 e 15 vezes, com três repetições);
2) Agachamento na cadeira (entre 12 e 15 vezes, com três repetições);
3) Flexão plantar (entre 12 e 15 vezes, com três repetições);
4) Elevação lateral dos braços: (entre 12 e 15 vezes, com três repetições);
5) Isometria alternada (30 segundos cada perna; repetir três vezes);
6) Flexão plantar sentado (entre 15 e 30 vezes, com três repetições).
A sequência e outros exercícios podem ser vistos no link abaixo.
https://www.instagram.com/stories/highlights/17855925652845833/?hl=pt-br