O Procon de São Paulo informou nesta terça-feira (28) ter multado o Banco Pan em R$ 11,2 milhões por não esclarecer a conduta de fornecer empréstimos sem a prévia solicitação dos clientes.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, a multa foi aplicada porque o banco recebeu uma notificação com o pedido de esclarecimentos e não a respondeu. A instituição financeira poderá recorrer da decisão. Em nota, o Banco PAN informou não ter sido notificado oficialmente a respeito da multa.
A notificação foi gerada após uma série de reclamações de clientes junto ao Procon. Eles descobriram contratos de empréstimos sem ter solicitado e perceberam a cobrança de juros.
+Anatel divulga lista de celulares compatíveis com o 5G
Como não teve a resposta do banco, o Procon afirmou não ser possível confirmar se de fato houve uma conduta lesiva por parte da instituição, o que fere o CDC (Código de Defesa do Consumidor). Para o órgão, além da multa, o banco deveria perder o valor depositado de forma indevida.
A assessoria de imprensa do Banco PAN informou que desde que tomou conhecimento de que foi multada, busca junto ao Procon mais informações a respeito. “O PAN reforça sua posição de respeito junto aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”, informa trecho da nota.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais