Um problema técnico ocorrido na manhã desta quarta-feira (12) causa transtornos para os usuários da Linha-9 Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Falha no sistema de energia da linha às 7h10 fez com que os trens passassem a circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações.
+ Uso de táxi cresce 55% em cinco anos; bicicleta avança só 7%
Segundo a assessoria da CPTM, o problema foi resolvido às 7h40, mas a situação ainda não está normalizada. Por conta do grande número de usuários acumulados nas plataformas, os funcionários da CPTM foram orientados a controlar a entrada de passageiros reduzindo o número de catracas.
A circulação entre as estações Cidade Jardim e Jaguaré está sendo feita em via única, quando os trens que seguem nos dois sentidos intercalam o uso dos mesmos trilhos.
O problema não afeta só os usuários da CPTM. Na Linha-4 Amarela do Metrô, os passageiros que usam a estação Pinheiros estão encontrando as escadas rolantes desligadas, uma tentativa dos funcionários para conter o fluxo que faz transferência para a Linha-9 Lilás.
Para tentar amenizar a situação, a CPTM acionou o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE), com 40 ônibus para fazer o trajeto dos trens.