Como de praxe nesta época do ano, o trânsito fica terrível nos lugares em que há decoração natalina. Quem precisa passar, por exemplo, pela Avenida Paulista nas imediações da Alameda Ministro Rocha Azevedo sabe como é. Mas, enfim, se estamos em época de luzes piscantes, fazer o quê?
Uma alternativa bacana e, em geral, menos engarrafada é sair de casa para ver os presépios montados na cidade. A famosa cena do nascimento de Jesus pode ser vista em dezenas de opções espalhadas pela cidade. Há desde as formas tradicionais até interpretações modernas, oriundas de lugares diversos como Angola e Egito.
Raros e regionalistas
Nada menos que 1620 peças. Esse é o número de esculturas que formam o presépio napolitano exposto na entrada de uma das alas do Mosteiro da Luz, onde funciona o Museu de Arte Sacra. Rico em detalhes, imagina como teria sido se o nascimento de Jesus houvesse ocorrido não em Belém, mas em uma vila de Nápoles, na Itália. O conjunto, fabricado no século XVIII, é um dos últimos ainda conservados no mundo. A exposição permanente do museu conta com um acervo de 130 presépios de diversos países. Menos detalhada, mas bem curiosa é uma reinterpretação da natividade em que a chegada de Cristo é “importada” para o bairro da Lapinha, em Salvador. A manjedoura aparece em meio a uma grande festa de baianas com seus tabuleiros.
Onde: Museu de Arte Sacra – Av. Tiradentes, 676, Luz
Quando: De terça a domingo, das 11h às 18h30. Até o fim deste mês, abre também às segundas. Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e em 1º de janeiro, estará fechado.
Quanto: R$ 6,00. Gratuito para menores de 7 e maiores de 60 anos.
Informações: (11) 3326-1373
Presépio hiper-realista
O que impressiona nesse presépio é o tempo de confecção. Para fazer as flores e a vegetação do cenário, o mestre artesão Sandro Rodrigues precisou de três meses e 3000 garrafas pet. Já as figuras sagradas exigiram quatro meses de trabalho para atingir uma alta dose de realismo, trabalho do cenógrafo e diretor de arte Sílvio Galvão, que já fez efeitos especiais para os programas infantis “Glub Glub” e “Rá Tim Bum”, da TV Cultura. “As referências foram rigorosamente tiradas na ‘Bíblia’ e adaptadas para esculturas que partiram de modelos humanos”, explica Galvão.
Onde: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073
Quando: até 9 de janeiro
Horário: de segunda a sábado, das 7h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 22h
Quanto: grátis
Informações: (11) 3179-0000
Olhar globalizado
Há 21 anos o Convento São Francisco de Assis em São Paulo abre suas portas para uma exposição de presépios oriundos de diversos países. A tradição foi instituída pelo frei alemão Estêvão Ottenbreit, que adorava colecionar as imagens natalinas. Neste ano, 29 conjuntos participam da mostra. É possível ver, por exemplo, presépios feitos de marfim, fibra de bananeira, porcelana e madeira. “Em todas as montagens, procuramos, por meio da iluminação, dar destaque à Sagrada Família”, elucida Frei Róger Brunorio, que cuidou da cenografia e organização da mostra.
Onde: Convento São Francisco de Assis — Largo São Francisco, 133, Sé
Quando: Até 2 de janeiro
Horário: diariamente 10h às 18h. Dias 24, 25 e 31 de dezembro, e em 1º de janeiro estará fechado.
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3291-2400
Napolitano no shopping
Um presépio napolitano com esculturas em bronze atrai o olhar dos visitantes do shopping D. Uma árvore de natal de 9,5 metros de altura compõe o cenário.
Onde: Shopping Center D – Av. Cruzeiro do Sul, 1100
Quando: até dia 30
Horário: diariamente. Confira horários aqui
Quanto: entrada gratuita
Informações: (11) 3326-9171
Um presépio sem faces
Inspirado no artesanato alemão de brinquedos quebra-nozes, esse presépio é composto por oito peças de madeira torneada.
Onde: Shopping Interlagos – Avenida Interlagos, nº 2255 – atrium da entrada principal
Quando: até 2 de janeiro
Horário: diariamente. Confira horários aqui
Quanto: grátis
Informações: (11) 3471-8888