A Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, conhecida como Praça Pôr do Sol, foi reaberta pela subprefeitura de Pinheiros. O local estava fechado após imagens de aglomerações no início da pandemia de Covid-19. O pedido de cercamento do endereço foi feito por associações de moradores do entorno e causou descontentamento. Durante semanas, tapumes tamparam qualquer acesso ao local e, posteriormente, grades foram instaladas, ao custo de 650 000 reais.
Por dois portões o público pode acessar o endereço diariamente das 8h às 18h desde o dia 1º de agosto. Em nota, a prefeitura informa que seguranças terceirizados, com apoio da Guarda Civil Metropolitana, verificam a temperatura do público nos acessos da praça e realizam o fechamento do local no horário determinado.
O cercamento, que começou ainda em fevereiro, foi feito pela prefeitura a pedido de moradores da região, representados pela Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros e a Associação de Moradores de City Boaçava. Urbanistas e moradores do bairro protestam com a medida e apontam irregularidade legal, alegando que uma consulta pública deveria ocorrer para que uma medida dessa natureza fosse tomada.
Uma ação tramita na Justiça pedindo a retirada das grades. Sobre o processo, a subprefeitura de Pinheiros diz em nota que “está prestando todos os esclarecimentos à Justiça”.