Uma ideia simples está mudando a vida de adolescentes de Heliópolis, a maior favela de São Paulo. Tocado por associações de moradores do bairro em parceria com ONGs, o projeto Na Responsa! usa a cultura para alertar sobre os perigos do álcool e estimular os menores a repassar a mensagem.
Segundo pesquisa da consultoria McGov, o consumo de álcool diminuiu oito vezes entre os menores que participaram do programa em 2016. Já os chamados “porres” mensais caíram seis vezes. Nesse mesmo ano, o IBGE constatou aumento nacional de 55% no número de jovens que bebem.
Cerca de 1 000 pessoas entre 13 e 17 anos participaram do levantamento, que também conversou com jovens em Paraisópolis. Lá, onde não há o projeto, não houve mudança de comportamento.
Um evento anual marca o projeto. O Dia da Responsa acontece nesta sexta (15) e tem na programação atrações como oficina de lambe-lambe, sarau com músicos e artistas da comunidade. Ambos os projetos são idealizados e patrocinados pela Ambev, dona das cervejas Skol, Budweiser, Colorado e outras 23 marcas.
Parte de uma programação global pelo consumo consciente de álcool, o nome é adaptação do Be(er) Responsible Day. Haverá também visitas em bares, restaurantes e supermercados para conversar sobre o assunto.