Uma passarela flutuante que liga a ciclovia do Rio Pinheiros e o Parque Bruno Covas foi inaugurada nesta quarta-feira (11). Com cem metros de comprimento por três de largura, ela possui uma estrutura articulada movida por um motor que permite a sua abertura para passagem de embarcações.
+Pai de Fábio Porchat receberá homenagem da Câmara de Vereadores
Instalada na altura da Usina de Traição, o equipamento foi instalado após usuários questionarem o governo do estado pelo fechamento de um trecho do Parque Bruno Covas entre a sede do parque, na Casa Conectada, até a ponte Cidade Jardim. O acesso pela ponte era a única forma de entrar no parque para quem estava na ciclovia. Diversos coletivos de ciclistas, entre eles o Ciclo Comitê Paulista, Bike Zona Oeste e Bike Zona Sul passaram a questionar o governo estadual para encontrar uma solução.
Com a passarela flutuante, ciclistas e pedestres poderão usar o acesso para cruzar as duas margens a partir da ciclovia do Rio Pinheiros na altura da estação Vila Olímpia de trem. Por também receber pedestres, os ciclistas são obrigados a descer da bicicleta e passar pela estrutura empurrando as bikes.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, em dias de chuva na passarela será desativada temporariamente para realização do trabalho de bombeamento no leito do rio.