Um reconhecimento pela luta por justiça social e direitos das pessoas em situação de rua. É o que motivou a entrega da medalha da Ordem do Mérito Nacional do Ministério da Justiça, no grau de Grã-Cruz, ao Padre Júlio Lancellotti, neste domingo (24).
+ Projeto cria endereços digitais em comunidades paulistanas
Em cerimônia na Capela São Judas Tadeu, bairro da Mooca, em São Paulo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, homenageou o Padre Júlio e citou a passagem bíblica que diz “só há paz se há justiça”. Dino agradeceu pelos serviços humanitários prestados e disse que as ações do Padre Júlio colaboram também para a segurança pública.
O Padre Júlio Lancellotti dedicou a homenagem às pessoas em situação de rua e ao trabalho da arquidiocese. Disse que recebe a medalha com humildade e destacou que, além de esperar por políticas públicas de atenção aos direitos humanos, é preciso que cada pessoa também tenha um olhar de solidariedade.
A medalha da Ordem do Mérito Nacional é a mais alta condecoração brasileira que homenageia pessoas ou instituições pelos serviços prestados à sociedade. A cerimônia ocorreu na presença de fiéis e também do arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Scherer, que chamou atenção para o problema que afeta, principalmente, as grandes cidades. O cardeal defendeu que sejam desenvolvidas políticas públicas voltadas para as pessoas que não têm onde morar com dignidade.
+ Tradutora leva ensino gratuito de libras para comunidades de SP
Júlio Renato Lancellotti, de 74 anos, é nascido em São Paulo. Pedagogo por formação, o religioso contribuiu para a criação da Pastoral da Criança e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente, coordena a Pastoral do Povo de Rua da arquidiocese de São Paulo.
A dedicação à defesa dos Direitos Humanos levou ao Padre Júlio uma extensa lista de homenagens recebidas. Entre elas, o título Doutor Honoris Causa da PUC de São Paulo. A medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça, no grau de Grã-Cruz foi determinada por um decreto presidencial, publicado em 29 de agosto deste ano.