De acordo com a tradição católica, o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro, encerra as celebrações natalinas. Com o fim da festividade, é hora de guardar os enfeites temáticos. A tarefa parece simples, mas alguns truques podem facilitar na hora de pôr tudo no armário —e de montar a decoração novamente no próximo mês de dezembro.
+ Receita: pavê de panetone com frutas vermelhas
Especialista em arrumação, a personal organizer Cristina Papazian recomenda comprar caixas de plástico com tampa para acomodar os itens. “Usando todas da mesma marca e tamanho, é possível empilhar uma em cima da outra”, sugere. Outra dica importante: aposte em recipientes transparentes. “Assim não é preciso etiquetar cada um deles.”
O segundo passo é providenciar um tubo de PVC cujo diâmetro seja do mesmo tamanho da sua árvore de Natal fechada (no caso dos modelos dobráveis). Segundo Cristina, depois de retirar os enfeites de todos os galhos, você poderá guardar a planta artificial facilmente dentro do cilindro de plástico.
+ Serviços que facilitam a vida do paulistano
Confira abaixo mais dicas da especialista para desmontar e guardar a decoração natalina:
Árvore
■ Acomode as bolas e demais enfeites nas caixas conforme retirá-los da árvore. Agrupe-os de acordo com o tamanho, para otimizar o espaço.
■ Retire as luzinhas com cuidado para não danificar as lâmpadas e enrole os fios em garrafas PET (aquelas de refrigerante ou água, sabe?). Para garantir que os cordões não fiquem emaranhados, coloque cada garrafinha dentro de um saco plástico. Disponha todas as luzes na mesma caixa.
Guirlanda
■ Compre uma caixa só para ela. Aproveite os espaços vazios para acomodar os festões e eventuais enfeites mais frágeis, a exemplo de um anjo de vidro.
Presépio
■ As garrafas PET também quebram um galho por aqui. Recorte o fundo dos recipientes e coloque cada peça em um dos potinhos que se formarão. Eis uma forma econômica de substituir o plástico-bolha.
Um dica final que facilitará a sua vida em dezembro: na hora de guardar as caixas no armário, deixe a com as luzes por cima de tudo. Os pisca-piscas são os últimos a sair, mas os primeiros a entrar na árvore quando o Natal volta a se aproximar.