Festival de verão
Um ano após Amy Winehouse dar vexame no Summer Soul Festival, o evento ganha a sua segunda edição. Com bons artistas escalados, a série de apresentações está marcada para o próximo dia 24, véspera do aniversário da cidade, na Arena Anhembi. Pela primeira vez no Brasil, o conjunto Florence and the Machine, atual queridinho da crítica de rock internacional, faz um dos shows mais aguardados da noite. Capitaneado pela ruiva Florence Welch, o grupo tem apenas dois discos gravados — “Lungs”, de 2009, e “Ceremonials”, de 2011 —, mas já exibe feitos como uma participação no megafestival inglês Glastonbury e a abertura de shows para o U2.
No espetáculo, a estilosa vocalista é acompanhada por cinco instrumentistas e deve entreter a plateia ao fazer dancinhas esquisitas durante a interpretação de hits como “Kiss with a Fist” e “Dog Days Are Over”. Completam a programação a jovem afilhada musical de Winehouse, Dionne Bromfield, e os cantores Bruno Mars, Rox e Seu Jorge. O público pode escolher entre a pista normal (200 reais) e a premium (480 reais) pela internet (www.livepass.com.br) ou por telefone (4003-1527).
De tijolo em tijolo
Uma baboseira pretensiosa ou uma ópera-rock sublime, com hinos como “Another Brick in the Wall” e um dos maiores solos de guitarra de todos os tempos (David Gilmour em “Comfortably Numb”)? Passadas mais de três décadas de seu lançamento, o álbum “The Wall”, do Pink Floyd, continua dividindo opiniões. Na turnê do lançamento do disco, um muro ia sendo erguido no palco, tijolo a tijolo, até o grand finale.
+ Quiz: saiba que tipo de roqueiro você é
+ As principais atrações do Lollapalooza
Autor da maior parte das canções e do conceito do negócio, o baixista e cantor Roger Waters ainda fatura com a história, mesmo tocando sem os velhos companheiros de grupo. Em termos visuais, o espetáculo ficou mais impressionante graças às novas tecnologias. Nas apresentações previstas para os dias 1º e 3 de abril, no Estádio do Morumbi, será construída uma parede digital sobre um palco com quase 140 metros de largura. As entradas variam de 180 a 600 reais e podem ser compradas pela internet (www.ticketsforfun.com.br) ou por telefone (4003-5588).
Para sacudir o Jockey
Criado em 1991 por Perry Farrell, vocalista do grupo Jane’s Addiction, o festival americano Lollapalooza ganha sua primeira edição no Brasil. Entre 7 e 8 de abril, 42 atrações vão sacudir o Jockey Club, entre elas a formidável banda Foo Fighters, inédita em São Paulo.
+ Festivais de música: o que usar e levar na mochila
+ Os festivais que vão agitar 2012
Além de músicas do ótimo disco “Wasting Light”, lançado em 2011, o grupo do roqueiro Dave Grohl promete executar um longo repertório — alguns shows dos rapazes chegam a três horas de duração —, com os esperados hits “My Hero” e “Breakout”. Os ingressos custam de 300 a 500 reais e podem ser adquiridos no site oficial do evento (www. lollapaloozabr.com). Arctic Monkeys e Jane’s Addiction engrossam a programação. No time dos nacionais, o destaque é o rap dos Racionais MC’s.
Osesp sob nova batuta
Ano movimentado na Sinfônica do Estado. A principal atração é, sem dúvida, a maestrina americana Marin Alsop. Ela sobe ao palco da Sala São Paulo como titular pela primeira vez em 8 de março. Os bilhetes podem ser comprados a partir de 6 de fevereiro pelo Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br e tel.: 4003-1212). Figuram no programa a “Sinfonia Nº 5 em Ré Menor Op. 47”, de Shostakovich, “Terra Brasilis — Fantasia sobre o Hino Nacional”, de Clarice Assad, e o “Concerto para Piano e Orquestra Nº 22 em Mi Bemol Maior K”. “482”, de Mozart, com solos do francês David Fray.
+ Osesp lança aplicativo para iPhone
A Osesp reserva várias atrações para os ouvintes. Entre os solistas, destaque para a violinista americana Hilary Hahn, considerada uma das promessas do cenário internacional. A instrumentista de 32 anos sola em uma peça de Sergei Prokofiev durante três récitas de setembro, todas regidas por Marin. Outras apresentações imperdíveis são as dos pianistas András Schiff e Marc-André Hamelin (ambas em agosto) e a do maestro dinamarquês Thomas Dausgaard. Ele lidera a formação em junho, na poderosa “Missa Solemnis em Ré Maior Op. 123”, de Beethoven.
Lang Lang, estrela das séries
Famoso pela técnica incrivelmente apurada, Lang Lang, pianista chinês radicado em Nova York, aporta na cidade em 20 e 22 de maio, como uma das principais atrações da Sociedade de Cultura Artística. Variada, a programação de 2012 traz ainda, entre outros eventos, a Orquestra Nacional Russa, com participação de Nelson Freire (abril), o pianista russo Evgeny Kissin (junho), o grupo francês especializado em música contemporânea Ensemble Intercontemporain (julho), a violoncelista franco-argentina Sol Gabetta (outubro) e a soprano americana Renée Fleming (novembro).
Os pacotes para novos assinantes estarão disponíveis a partir do próximo dia 23 e custam entre 750 e 1.800 reais (tel.: 3256- 0223). Já o Mozarteum Brasileiro (o período de novas assinaturas está encerrado) apresenta oito atrações em 2012, sete delas internacionais. Há, por exemplo, a Orquestra Sinfônica Nacional de Washington (junho), o pianista Rudolf Buchbinder (julho) e a Orquestra Sinfônica MDR de Leipzig (novembro), dirigida pelo maestro estoniano Kristjan Järvi.