Com aproximadamente 400 metros, uma rua formada por duas quadras na Mooca foi um dos assuntos discutidos e votados na Câmara Municipal esta semana. O motivo? A mudança do nome do logradouro. A substituição não se trata de uma homenagem para algum paulistano ilustre, mas da substituição da vogal “a” pela letra “u” no início da palavra, além do acento agudo.
+ Vias na região do Pacaembu terão limite de velocidade reduzido
Aprovado em primeira discussão, o projeto de lei pretende transformar a Rua Japuruchitá em Jupuruchita. De autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB), a proposta promete corrigir um erro de 1954, quando a via foi emplacada com o nome errado. “A mudança é um pedido dos moradores”, segundo Amadeu.
+ “Falei no calor do momento”, diz rapaz que discutiu com vereador
A via fica entre a Rua Cristianópolis e a Avenida Paes de Barros e abriga a unidade feminina da Fundação Casa. Nos Correios, o logradouro está registrado como Japuruchitá. Apesar disso, alguns moradores afirmam que enfrentam dificuldades para receber correspondências. “Ainda bem que o carteiro conhece o problema. Ou deixaríamos de receber as encomendas”, afirma Elvira Delli Paoli, que mora na rua há mais de trinta anos. “Na escritura da minha casa aparece o nome Jupuruchita. Este é o nome correto.”
+ Confira as últimas notícias da cidade
Para outros, porém, a mudança não fará diferença. “Sempre conheci como Jupuruchita, mas o nome Japuruchitá nunca me prejudicou em nada. As cartas sempre chegaram”, disse o comerciante Osvaldo Mattos.
Para a mudança entrar em vigor o projeto precisa ser aprovado em segunda discussão.