O concurso que elege o Melhor Pastel de Feira de São Paulo ocorre nesta segunda (27), quando as vinte barracas participantes ficarão dispostas na Praça Charles Miller, no Pacaembu. Entre 10h e 12h, os jurados vão experimentar pastéis de carne sem identificação, levando em conta os quesitos: recheio, sabor, massa e qualidade da fritura. Em seguida, a apuração começa e as notas serão apresentadas em um telão.
+ Feira de comida nordestina invade o Anhangabaú neste fim de semana
Recheada de novidades, a edição deste ano não terá a participação da população. Os votos serão dados apenas por profissionais ligados a gastronomia, como chefs de cozinha, críticos e jornalistas. Outra diferença é que os jurados vão escolher a comidinha a partir de um tira-teima entre os finalistas das edições de 2009, 2010 e 2011.
Os visitantes que comparecerem ao evento poderão provar pastéis de diversos sabores a R$ 1,50.
De acordo com os organizadores, a opção pela escolha do “melhor entre os melhores” está no fato de que, em edições anteriores, a diferença de pontuação chegou a ser de apenas 0,01 ponto.
+ Oito motivos para não perder a 86ª Festa de Nossa Senhora Achiropita
Os três primeiros colocados vão receber prêmios de 5 mil reais, 3 mil reais e 2 mil reais, respectivamente. Além disso, os mais bem votados de cada região ganharão placas de apresentação e terão o direito de comercializaro quitutes na Virada Cultural.
Ganhadora de 2011:
O Pastel da Maria conquistou o bicampeonato ao vencer no ano passado e em 2009. Ele pode ser encontrado em feiras livres de diferentes bairros da cidade e também no ponto fixo em Pinheiros. Em 2010, a vencedora foi a barraca Agena, então na disputa pela primeira vez.