Continua após publicidade

Médico criou instituto que fomenta pesquisas na área de pediatria

José Luiz Setúbal espera atingir um grande número de crianças e tentar resolver a fundo os problemas

Por Nathalia Zaccaro
Atualizado em 5 dez 2016, 15h39 - Publicado em 13 set 2013, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em 2004, quando era chefe do setor de pediatria do Hospital Evaldo Foz e somava vinte anos de trabalho em seu consultório particular, José Luiz Setúbal decidiu ampliar seu campo de atuação. “Sentia vontade de dedicar meu tempo a uma causa social”, conta. Optou então por um projeto que fomentasse a pesquisa científica na área. “Quero atingir um grande número de crianças e tentar resolver a fundo os problemas”, explica. O primeiro passo foi dado em 2005, quando o médico comprou um dos principais hospitais pediátricos do país, o Sabará, e se tornou seu diretor.

    + Pintora ajudou a embelezar o Jardim Miriam

    Em 2010, a instituição privada mudou de endereço para ocupar um prédio de dezessete andares na Avenida Angélica, em Higienópolis. Aumentou em 60% a capacidade de atendimento e passou a oferecer cirurgias mais complexas. Neste ano, o Sabará conquistou o selo de qualidade Joint Commission International, entregue a centros de excelência. “Hoje somos referência em medicina infantil”, orgulha-se.

    De casa nova e com faturamento crescente (de cerca de 40 milhões de reais para 130 milhões em cinco anos), Setúbal pôde, enfim, pôr em prática seu objetivo inicial. Em janeiro, inaugurou o Instituto Pensi. Doze profissionais (mé-dicos, farmacêuticos e outros especialistas) trabalham em pesquisas próprias ou em parceria com instituições. Entre os temas abordados estão a coqueluche e o impacto da ansiedade no pré-operatório.

    Continua após a publicidade

    “Organizamos também congressos sobre esses assuntos”, ressalta Fátima Fernandes, coordenadora do Pensi. Por enquanto, o instituto é sustentado por seu idealizador, que deve investir só neste ano, do próprio bolso, 2,5 milhões de reais. “A perspectiva é que, entre três e cinco anos, o Pensi seja todo bancado pelos lucros do hospital e por doações”, explica.

    Quinto dos sete filhos de Olavo Setúbal, ex-prefeito de São Paulo e fundador do banco Itaú, José Luiz é o único dos irmãos homens que não seguiu carreira nos negócios da família. “Sempre preferi as pessoas aos números, mas hoje em dia vivo mergulhado em planilhas para fazer meu sonho dar certo.”

    Nome: José Luiz Setúbal

    Continua após a publicidade

    Profissão: médico

    Atitude transformadora: criou o Instituto Pensi, que fomenta pesquisas na área de pediatria

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.