O jogo entre Atlético-MG e Corinthians neste domingo (20) foi marcado por homenagens ao narrador esportivo Luciano do Valle. O jornalista morreu na tarde de sábado (19), aos 66 anos, depois de passar mal no avião que o levava para Uberlândia, no interior de Minas, para a cobertura dessa partida, que abre o Campeonato Brasileiro.
+ Corpo de Luciano do Valle é enterrado em Campinas
Logo no início da transmissão, o locutor Téo José fez um discurso em lembrança ao colega. “Os domingos não serão mais do Luciano do Valle, mas, hoje, este domingo de Páscoa será dele.” Antes da transmissão, o programa Gol Grande Momento do Futebol, apresentado por Milton Neves, foi todo dedicado ao colega.
+ Atletas e jornalistas homenageiam o locutor Luciano do Valle
A prefeitura de Uberlândia anunciou neste domingo que a cabine 609, na qual o locutor trabalharia nesta tarde, passará a se chamar Cabine Luciano do Valle. A administração municipal determinou ainda três dias de luto na cidade.
+ Cinco momentos do esporte brasileiro na voz de Luciano do Valle
Os jogadores do Corinthians entraram com uma faixa preta no uniforme. No Morumbi, o time do São Paulo apareceu em campo com uma faixa de agradecimento ao locutor.
50 anos de carreira
Nascido em Campinas, Luciano do Valle começou a carreira em 1963, aos 16 anos, como locutor da campinense Rádio Brasil. Quatro anos depois, se mudou para São Paulo, para trabalhar na Rádio Gazeta. Em 1971, passou a narrar esportes na Rede Globo, empresa em que trabalhou por 11 anos. Em 1983, foi para a TV Bandeirantes, onde permaneceu até 2003. Após um período de três anos fora da emissora, ele retornou em 2006. Neste ano, preparava-se para cobrir a Copa do Mundo, sua 11ª participa��ão no Mundial, em junho próximo.
O narrador esportivo foi um dos principais entusiastas dos esportes olímpicos. Na década de 80, ganhou o apelido Luciano do Vôlei, por incentivar o time que ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles de 1984. Foi responsável pelo apelido da dupla mais famosa do basquete brasileiro: Magic Paula e Rainha Hortência. No boxe, o narrador lançou Maguila.
No início de 2012, ele teve um acidente vascular cerebral (AVC) que o obrigou a passar por sessões de fonoaudiologia, para reaprender a falar. O narrador não se afastou das transmissões e não pensava em se aposentador. Uma operação na bexiga o tirou da cobertura dos Jogos de Londres de 2012 pela Bandsports. Luciano do Valle deixa a esposa Flávia do Valle, quatro filhos e dez netos.