O Cinusp apresenta a partir desta segunda (23) a mostra “Longe dos Pais”. A seleção, que reúne filmes produzidos desde a década de 1930, é baseada em filmes cujos protagonistas são jovens, obrigados a tomar decisões importantes ou mesmo sobreviver sem a ajuda dos pais.
+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários
+ Os lançamentos de cinema da semana
A programação começa com “Zero de Comportamento”, de Jean Vigo, que apesar de produzido em 1933, graças à censura só foi exibido em 1945. Já em “Os Incompreendidos” (1959), considerado um dos marcos da nouvelle vague francesa, François Truffaut homenageia o título de Vigo.
A infância no pós-guerra é tema de três filmes: “Cavalo Branco” (1953) e “O Balão Vermelho” (1956), de Albert Lamorisse, e “A Infância de Ivan” (1962), de Andrei Tarkovski. Os dois primeiros venceram a Palma de Ouro em Cannes, enquanto o terceiro levou o Leão de Ouro em Veneza.
Por fim, entre os títulos mais conhecidos do público, o Cinusp exibe “Oliver Twist” (1948), de David Lean, “Conta Comigo” (1986), de Rob Reiner, e “Machuca” (2004), de Andrés Wood.
A entrada é franca. Clique aqui para conferir a programação completa.