Da estação Tatuapé até a Marechal Deodoro, o paulistano que decidir conhecer a cidade usando o transporte público poderá visitar, no mínimo, 12 atrações diferentes. Só no Anhangabaú, por exemplo, é possível fazer três programas: visitar o Edifício Matarazzo, explorar o acervo do Museu do Teatro Municipal e passear pelo Largo do Paissandu.
Abaixo, veja sete passeios diferentes no Dia Mundial Sem Carro:
ESTAÇÃO BELÉM
O Sesc unidade Belenzinho, possui três salas de espetáculo, galpão multiuso, parque esportivo, clínicas de odontologia, de ginástica e Praça Central. Esses espaços abrigam diversas atividades, como peças, shows e exposições. Uma boa pedida para a criançada é a mostra “Pinóquio: Uma Bela Arte”, na qual meninos e meninas têm contato com o personagem da literatura em nove instalações lúdicas.
ESTAÇÃO SÉ
Projetada pelo professor da Escola Politécnica Maximilian Hehl, a edificação tem 5.700 metros quadrados de área. É ornamentada com estátuas de bronze, painéis em alto-relevo e vitrais confeccionados por artistas brasileiros e estrangeiros. Vale conferir o órgão italiano, o maior da América do Sul.
– Pátio do ColégioO complexo católico abriga igreja, biblioteca e museu — uma maquete da capital no século XVI faz parte do acervo. Para quem gosta de história, uma sugestão é dar uma olhada na parede de taipa de pilão remanescente das construções do período colonial e que se encontra bem conservada.
– Caixa CulturalNeste sábado, você encontra duas opções de exposição e uma mostra de cinema, “Pai e Filho – Mostra de Cinema Svěrák”. As outras são Márcio Pannunzio, com exibição de xilogravuras, e Hércules Barsotti, uma atração especialmente voltada para os deficientes visuais. Para cada uma das trinta serigrafias do artista paulistano há um objeto tátil e uma réplica em braile, tudo para envolver esse público na produção artística da cidade.
O objetivo do espaço é coletar e preservar objetos, documentos, gravações e reportagens relacionados à história do teatro. Parte dessa trajetória pode ser vista na exposição fixa do museu, que também abriga algumas mostras temporárias.
ESTAÇÃO REPÚBLICA
Todo fim de semana, a praça abriga uma feira com um grande número de expositores. Além de um passeio agradável, é uma boa oportunidade de comprar artesanatos com metais, roupas de couro, pinturas, esculturas e pedras preciosas.
O edifício inaugurado em 1965 é um dos maiores da cidade, com seus 42 andares e 168 metros de altura. Por isso, é um dos pontos mais procurados por quem deseja apreciar a metrópole de cima. Lá também está instalado o famoso restaurante Terraço Itália.