Um dos mais respeitados corredores de montanha de São Paulo e do Brasil, Orlando Tsuyoshi Yamanaka, de 60 anos, morreu nesta terça-feira (23) durante uma ultramaratona nas montanhas realizada em Chamonix, na França, nos Alpes.
+Câmeras corporais da PM serão alvo de pesquisas por FGV e USP
Ele participava de uma das provas da UTMB (Ultra Trail du Mont Blanc), a mais famosa e tradicional prova de montanha do mundo. Ele se acidentou numa das modalidades oferecidas, a ultra resistência, onde os participantes percorrem 300 quilômetros de distância a uma altura de 25 000 metros de altitude. As equipes da prova são compostas por dois ou três corredores. A largada da prova foi na segunda-feira (22), e a previsão era a de que só terminaria na sexta-feira (26).
O acidente ocorreu perto da 1h30 do horário local na altura do Refúgio de Plan Glacier. Uma equipe de helicóptero tentou realizar o resgate, porém, ele já estava sem vida quando o socorro chegou.
+Dois são presos em operação contra venda de alvarás na Subprefeitura da Lapa
O acidente deixou consternado todo grupo de cerca de 40 brasileiros que está no Mont-Blanc para participar de outras provas. “Está todo mundo triste”, afirmou um dos integrantes do grupo em conversa com a Vejinha na tarde desta terça-feira (23).
Em nota. os organizadores do evento disseram que todas as equipes que participam do evento estão cientes e cada uma decidirá se continua ou não. “A família UTMB está profundamente entristecida e apresenta suas condolências aos familiares e amigos da vítima”, informa a nota.
+Prefeitura confirma varíola dos macacos em bebê de dez meses
Apesar da direção da UTMB não ter divulgado o nome do participante, três fontes confirmaram à reportagem se tratar de Orlando.
Essa não foi a primeira vez que o experiente atleta participava dessa dura prova. As regras para admissão são feitas a partir da análise e experiências a serem comprovadas pelos interessados.
Além da prova de 300 quilômetros, o UTMB ainda oferece outras seis opções de distâncias menores.