Continua após publicidade

Ipiranga com São João ganha reforma de quase R$ 5 milhões; veja fotos

Esquina mais famosa do Brasil ganhou novas calçadas, arranjo de fiação e esculturas em bronze de Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 dez 2022, 12h29 - Publicado em 6 dez 2022, 12h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Imortalizada na música “Sampa”, de Caetano Veloso, a esquina mais famosa do Brasil, a das avenidas Ipiranga e São João, no Centro de São Paulo, ganhou um verdadeiro banho de loja ao custo de 4,9 milhões de reais.

    Publicidade

    +Após dois anos, Réveillon na Avenida Paulista retorna com megapalco

    Publicidade

    Quatro esculturas em bronze, tais como a do músico e compositor Adoniran Barbosa, foram produzidas pela artista plástica Christina Motta

    Quatro esculturas em bronze, tais como a do músico e compositor Adoniran Barbosa, foram produzidas pela artista plástica Christina Motta

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Após oito meses de obras, o famoso cruzamento e trechos das imediações ganharam melhorias tais como novas calçadas, placas estilizadas de identificação de ruas –assim como as usadas no passado– arranjo da fiação, reparo de postes e esculturas artísticas.

    Escultura em bronze retrata fotógrafo de lambe-lambe, uma das quatro instaladas no cruzamento
    Escultura em bronze retrata fotógrafo de lambe-lambe, uma das quatro instaladas no cruzamento (Edson Lopes Jr/Secom/Prefeitura de São Paulo/Divulgação)

    O espaço também ganhou quatro novas esculturas em bronze produzidas pela artista plástica Christina Motta, a mesma que assina obras tais como as esculturas de Tom Jobim, na orla de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Na esquina histórica, ela criou estátuas de bronze dos músicos e compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, e profissionais tradicionais de épocas passadas, tais como um fotógrafo de lambe-lambe e jovem engraxate. Segundo a Prefeitura de São Paulo, as obras foram criadas para homenagear personalidades marcantes da São Paulo antiga.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Uma das quatro esculturas em bronze é do sapateiro, personagem muito comum na São Paulo antiga
    Uma das quatro esculturas em bronze é do sapateiro, personagem muito comum na São Paulo antiga (Edson Lopes Jr/Secom/Prefeitura de São Paulo/Divulgação)

    Além da requalificação, foi criada uma praça na confluência das ruas Conselheiro Nébias com a dos Timbiras e a Avenida São João. A área estava subutilizada, segundo a prefeitura.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.