O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), ligado ao Ministério da Cultura, decidiu paralisar as escavações arqueológicas no sítio Saracura. Parte do sítio está localizado na futura estação 14 Bis da linha 6-Laranja do metrô, que ficou alagada devido às fortes chuvas da última terça-feira (7).
+Domingo de pré-Carnaval terá 70 blocos; confira destaques
Segundo o órgão, equipes técnicas visitaram o local um dia após o alagamento. “A área inundada já foi drenada e as escavações arqueológicas poderão ser retomadas após o período de chuvas intensas”, informa trecho da nota.
O sítio foi descoberto em junho de 2022 pela concessionária responsável pela obra. O resgate das peças teve início em janeiro deste ano. Saracura era o nome do córrego que cortava o Bixiga, no Centro, onde fica a estação 14 Bias. No início deste mês de janeiro, o movimento Mobiliza Saracura Vai-Vai entrou com uma ação judicial pedindo a garantia de preservação no sítio.
Achados
O órgão de defesa do patrimônio informou que os vestígios remetem à população urbana residente na cidade em meados do século XX. Foram localizados fragmentos de vidro e de material construtivo, além de pedaços de louças, entre outros itens.
Segundo o Iphan, apesar de terem sido instaladas barreiras de rochas para a contenção e o bombeamento das águas pluviais, elas não foram suficientes para conter o volume da chuva. As escavações aconteciam a uma altura de dois metros e meio, distante da parte mais densa do sítio arqueológico, que fica a cinco metros e permanece soterrada.