Nos próximos meses, a estudante Mariana Palermo, de 14 anos, estará com a agenda cheia. Dividida entre as tarefas da escola, as aulas redobradas de inglês e uma grande lista de compras, ela ainda vai precisar administrar algo mais difícil que o tempo: a ansiedade. O motivo dos preparativos é que Mariana está com passagem marcada para embarcar em julho para um intercâmbio de um mês na cidade de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos. “Queria um aniversário inesquecível, que não fosse uma festa nem uma simples viagem de férias”, conta ela. A temporada no exterior será mesmo em grande estilo. Entre outras regalias, Mariana vai viajar de primeira classe, passear de limusine, voar de helicóptero e hospedar-se em hotéis cinco-estrelas das redes Four Seasons e Hilton. O custo da mordomia: 168.000 reais.
+ Intercâmbio: dicas para não cair em armadilhas
A empresa responsável pelo pacote, batizado de California Teen Luxury, é a SD Student Travel. Ela começou a oferecer o produto em fevereiro, engordando o número de companhias que investem agora na oferta de intercâmbios diferenciados. “Percebemos que há um público grande interessado nesse tipo de opção”, afirma o diretor Marcos Talarico, que conseguiu sete clientes para o tour especial pelos Estados Unidos.
Esse modelo de negócio está em crescimento e representa 30% do total do mercado. Estima-se que a cada ano mais de 70.000 paulistanos façam intercâmbio no exterior. Segundo dados de uma das empresas mais tradicionais da área, o Student Travel Bureau (STB), aumentou em 60% o número de interessados por pacotes especiais nos últimos dois anos. “Como o aprendizado da língua estrangeira está sendo iniciado mais cedo na escola, cresceu a quantidade de adolescentes com inglês fluente”, explica a gerente de cursos Marcia Mattos. “Assim, eles começaram a procurar programas com outros atrativos”, completa ela.
Uma das opções do STB nesse gênero é um roteiro de três semanas para jovens de 13 a 17 anos na Universidade Villanova, na Filadélfia, com aulas de robótica, webdesign, reciclagem e produção de vídeo, entre outras. O preço da viagem é de aproximadamente 12.000 reais (sem as passagens aéreas). Já a Canada Intercâmbio oferece produtos a maiores de idade, organizando as jornadas de acordo com o perfil do cliente. Hospedagem em apartamento mobiliado com serviço de limpeza, refeições com hora marcada, curso de inglês em escola e aulas particulares com professor nativo estão entre as opções disponíveis, que podem custar até 38.000 reais por mês para uma pessoa.
+ Conheça os melhores cursos de MBA e escolas de inglês
+ Euro-Pós busca atrair alunos para estudar no exterior
O crescimento dos cursos de luxo no exterior está sendo comemorado pela empresa Via MC Intercâmbio. Há seis anos, a agência criou um ramo especializado no segmento. O estudante pode escolher entre passar as férias e fazer o colegial em uma das 24 escolas espalhadas por seis países, como Canadá, Estados Unidos e Suíça. “Em 2009, levei dezoito jovens nesses pacotes e, no ano passado, o número chegou a quarenta”, diz a proprietária, Maria Cristina Buchala, que destaca o colégio canadense Ashbury como um dos mais procurados.
A adolescente Roberta Amorim, de 16 anos, está entre as que desfrutaram o serviço da Via MC. Em 2010, ela passou um mês no Millfield College, na Inglaterra, quase como se fosse uma princesinha. “Além de poder fazer aulas de hipismo, esgrima, golfe e xadrez, eu me sentia morando em um castelo”, lembra. “Foi uma experiência inesquecível.”
Telefone: 3038-1551, https://www.stb.com.br
Telefone: 5084-4288, https://www.sd.tur.br
Telefone: 3151-5762, https://www.canadaintercambio.com
Telefone: 3889-7157, https://www.viamcintercambio.com.br