Se não faltam na cidade representantes da culinária tex-mex, como a rede Sí Señor e o longevo El Kabong, ainda é diminuta a oferta de casas que apostam em autênticas receitas mexicanas. Inaugurado dois meses atrás no Itaim, o Hecho en Mexico chega para reforçar esse segundo time. O endereço, vizinho ao restaurante Pomodori, tem dois ambientes distintos. Na parte da frente funciona uma taqueria, com lugares apenas no balcão. As mesas ficam nos fundos, dispostas num salão de visual típico e aberto para um agradável pátio, decorado com cactos e fonte. Dois paulistanos estão por trás da empreitada: o empresário e ex-modelo Fernando Rigobello (sócio do boteco chique português Seo Gomes, na Vila Olímpia) e Ernani Assunção, dono do restaurante BarBossa, em Nova York.
+ Don Pancho é opção mexicana na Vila Mariana
+ Chili’s oferece bons petiscos na linha tex-mex
Para montar o cardápio e treinar a cozinha, a dupla contou com a consultoria da chef mexicana Lourdes Hernandez (que prepara concorridos jantares para grupos em sua residência, aqui na capital). Há saborosas sugestões, todas feitas na hora, para tabelar com as long necks Sol e Dos Equis. Entre elas, o guacamole de sabor caseiro escoltado por crocantes tortilhas de milho artesanais, chamadas de totopos, e o taco de frango marinado em pimenta-amarela, coberto por cebola-roxa em conserva.
Também são gostosas as burritas, parecidas com um sanduíche wrap na apresentação. Nelas, o recheio vem enrolado numa tortilha de trigo. Uma das opções leva carne de porco desfiada cozida em suco de laranja e cerveja preta mais arroz, feijão, guacamole e salsa mexicana. Quem prefere os drinques para bebericar encontra uma potente margarita, servida em copo baixo. Menos alcoólica, a michelada combina cerveja, suco de limão, gotas de um tipo de molho inglês e gelo num copo alto com pimenta pouco ardida na borda.
BEBIDAS ✪✪✪ | AMBIENTE ✪✪✪ | COZINHA ✪✪✪