Nova pesquisa para a eleição ao governo estadual realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quinta-feira (11) indica o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) com 34% das intenções de voto, seguido pelo atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o ex-ministro de Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ambos com 14%.
+Os Mais Amados de São Paulo: conheça os 40 queridinhos da cidade
Em seguida aparece Elviz Cezar (PDT), com 2%. Quatro candidatos têm 1%: Gabriel Colombo (PCB); Vinicius Poit (Novo), Edson Dorta (PCO) e Altino Junior (PSTU).
Os indecisos são 13%, e aqueles que responderam que vão votar em branco, deixar de votar ou anular formam 19% do total.
A sondagem fez prospecções de cenários de segundo turno com os três melhores colocados. Caso Haddad confirme a ida para o segundo turno, ele teria 44% contra o Tarcísio, que ficaria com 31%. Se o adversário fosse Rodrigo, o ex-prefeito teria 41% ante 32% do ex-governador. Numa eventual disputa de segundo turno entre Rodrigo e Tarcísio, o tucano teria 29% ante 26% do ex-ministro, o que é tecnicamente um empate técnico dentro da margem de erro de 2,4 pontos para ambas as direções (mais ou menos).
+SP vai multar em R$ 2 mil quem passar trotes para a PM e Bombeiros
Senado
O mesmo levantamento perguntou aos eleitores qual é o candidato preferido ao Senado. O ex-governador Márcio França, do PSB, que desistiu da corrida ao Palácio dos Bandeirantes para apoiar Haddad, aparece na ponta, com 29%. Em seguida aparecem o ex-ministro Marcos Pontes (PL), com 12%, e a deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB), com 10%.
Cristiane Brasil (PTB), Aldo Rebelo (PDT) e Henri Ozi Cukier (Podemos), aparecem com 3% cada. Edson Aparecido (MDB) e Ricardo Melão (Novo), tem 1%.
Registro
A pesquisa foi feita de forma presencial entre os dias 5 e 8 deste mês. No dia 7, último domingo, foi realizado o debate da Band com os principais candidatos ao governo estadual.
+“Tudo acontece aqui”, diz Roberto Monteiro, delegado seccional do Centro
Segundo a Genial/Quest, o levantamento tem margem de confiança de 95%. Isso significa dizer que a cada 100 questionários, 95 representariam os mesmos resultados.
A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-02135/2022.