Um grupo de pessoas protestou nesta sexta (1º) contra uma obra da prefeitura na Radial Leste, próximo ao Parque Dom Pedro, que causou a remoção de aproximadamente mil árvores. A ação, que consistiu em encravar cruzes de madeira no canteiro da via, partiu do grupo Muda Mooca, coletivo de plantio de árvores que atua principalmente no bairro que lhe dá nome.
+ Achado na Billings corpo de segundo técnico da Sabesp
Por causa da construção de um túnel que ligará Radial Leste, Avenida do Estado e o Terminal Parque Dom Pedro, as árvores vêm sendo removidas desde o final de 2014. Indignados com a retirada das plantas, os ativistas decidiram fazer uma “manifestação diferente”, como chamou Danilo Bifone, criador do Muda Mooca.
+ “Não me chame para briga porque eu volto”, diz Lula
Apesar de considerar a construção do túnel destinado exclusivamente aos ônibus um motivo nobre, Bifone lamenta a remoção de árvores. Argumenta ainda que a compensação prometida pela prefeitura, de plantar sete árvores a cada uma cortada, é difícil de ser executada: “No total, seriam mais de 8 000 árvores. Dificilmente haverá lugar para plantar essa quantidade, mas nós vamos fiscalizar se vai ser cumprido”.
+ Diretor de Cidade de Deus fala sobre ator que mora na cracolândia
Procurada, a Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura informou que o projeto do corredor foi revisto para minimizar o impacto ambiental das obras, “o que gerou a preservação de 1 242 árvores por meio do Termo de Compensação Ambiental 357/2014. (Estadão Conteúdo).