A imagem eleita como melhor foto do ano pela World Press Photo (prestigiosa premiação de fotojornalismo), nesta quinta-feira (15), é a de um abraço entre a enfermeira Adriana Silva da Costa Souza e Rosa Luzia Lunardi, idosa de 85 anos, com a proteção de um plástico contra a Covid-19.
Na foto, Rosa não recebia um abraço há cinco meses. O momento foi registrado pelo fotógrafo dinamarquês Mads Nissen na casa de repouso Viva Bem, na Zona Oeste de São Paulo, no dia 5 de agosto de 2020. As bordas amarelas do plástico se assemelham a um par de asas.
Os juízes avaliaram 74.470 fotos de 4.315 fotógrafos antes de selecionar os vencedores em oito categorias. A fotografia ganhou o primeiro lugar na categoria de Notícias Gerais da premiação.
“Eu vi vulnerabilidade, entes queridos, perda, separação, morte, mas, mais importante, vi também sobrevivência – tudo em uma só imagem. Se você olhar para a foto por tempo suficiente, verá asas: um símbolo de voo e esperança”, disse o membro do júri, Kevin Lee.
A imagem foi feita para a agência Panos Pictures e para o jornal dinamarquês Politiken. Nissem ganhou 5 mil euros pela foto.
No mesmo concurso, o fotógrafo brasileiro Lalo de Almeida ficou em primeiro lugar na categoria Meio Ambiente com uma série de fotos sobre os incêndios no Pantanal em 2020.