Continua após publicidade

Ex-reitor da USP é o 23º secretário da gestão de Tarcísio

Vahan Agopyan será responsável pela pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação; nomeado assinou carta em favor da candidatura de Haddad

Por Clayton Freitas
24 dez 2022, 11h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-reitor da USP Vahan Agopyan foi nomeado nesta sexta-feira (23) pelo governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) para ocupar a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com a nomeação, a lista do primeiro escalão do futuro governo estadual está completa.

    +“Seguimos aqui, na luta e na fé”, diz filha de Pelé

    O ex-reitor integrou a lista de mais de cem acadêmicos, muitos deles ex-reitores, que assinaram o documento intitulado “Esperança e Coragem para São Paulo: Em Defesa da Ciência, da Cultura e da Universidade Pública”, que foi organizado pelo ex-reitor da Unicamp Marcelo Knobel e pela antropóloga Lilia Schwarcz. O documento não citava o nome de Tarcísio, mas, em determinado trecho, alertava a respeito do “profetismo pernicioso dos manipuladores do medo e dos desvarios do ódio” que poderiam vigorar sobre o estado de São Paulo se o eleito não fosse o ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

    Ao jornal “Folha de S.Paulo”, Agopyan afirmou que apesar de ter assinado a carta, ele se manteve neutro na eleição. Também disse ter ficado impressionado com o convite. “Porque ele [Tarcísio] não quis apenas apoiadores”.

    +PSDB e União Brasil ficam de fora de secretariado de Tarcísio

    De ascendência armênia e nascido na Turquia, Agopyan é engenheiro formado pela Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), onde já ocupou o cargo de diretor.

    Continua após a publicidade

    Com uma longa carreira acadêmica, ele também ocupou outros cargos de direção, sempre na USP. Também integrou conselho de diversas instituições, tais como o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Fapesp, Capes e Centro Paula Souza, entre outros.

    Primeiro protesto

    Uma das mudanças que Tarcísio promoveu para a sua futura gestão foi a de rebaixar a Secretaria para Pessoas com Deficiência transformando-a em uma coordenadoria subordinada à Secretaria de Justiça e Cidadania. Isso gerou indignação de integrantes do Movimento Político das Pessoas com Deficiência, que promoveu um protesto nesta sexta-feira (23) em frente ao prédio onde a equipe de transição se reúne, no Centro.

    Continua após a publicidade

    A equipe de Tarcísio

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.