A 25 quilômetros da Praça da Sé, em um terreno de 500 000 metros quadrados às margens da Represa Billings, encontra-se em meio a muito verde o Sesc Interlagos. Logo ao chegar, já se nota como o clima é fresco e o ar mais puro em relação ao de outras áreas da cidade. Ali mesmo se descobre o porquê. Está no Ar…, exposição interativa montada na sede social da unidade, ensina às crianças, por meio de lúdicas instalações, o que se esconde na invisibilidade da atmosfera.
A entrada, um nariz gigante, já chama atenção. Ao atravessar as narinas, a garotada se depara com quadros que ilustram o caminho do oxigênio pelo nosso corpo. Mas é na traqueia, uma passagem revestida de espuma, náilon e material emborrachado, onde até as mucosas estão representadas, que o público mirim mais se diverte.
Na seção sobre poluição e questões ambientais, monitores explicam termos complicados, a exemplo de Protocolo de Kyoto e material particulado, com o auxílio de coloridos painéis interativos. Uma animação acionada por botões desvenda como se dão o efeito estufa e a formação das ilhas de calor. Bolinhas coloridas reunidas numa torre simbolizam gases que compõem o ar. Complementam a mostra aos sábados, às 14h, aulas de bumerangue e pipa.
AVALIAÇÃO ✪✪✪