Dia 7 de julho é o dia mundial do chocolate, escolhido provavelmente graças à data da introdução do chocolate na Europa, no século XV. Apesar da falta de precisão, a data foi adotada por fabricantes do mundo inteiro, e em algumas partes do mundo é comum a troca de presentes feitos de chocolate no dia de hoje. A data é, na verdade, comemorada duas vezes por ano. Muitos adotam o dia 26 de março, que é o dia do cacau, com também sendo o dia do chocolate.
O Brasil está entre os cinco maiores produtores de cacau do mundo, e é o único entre eles que não fica na África. Os outros são Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Camarões. Nosso país também está entre os cinco maiores consumidores de chocolate do mundo, com cerca de 2,2 Kg por ano por habitante, com dados de 2016. O maior consumidor é a Alemanha, com mais de 12 Kg por ano por habitante.
A Lacta, maior fabricante brasileira de chocolates, já está no mercado há mais de 100 anos, e nesse tempo viu alguns de seus produtos se tornarem os preferidos entre os consumidores, ao mesmo tempo em que tem sua história marcada por diversos fatos curiosos. Saia da dieta, e devore estas curiosidades sobre a Lacta.
- A primeira loja foi inaugurada em 1912, na Rua Domingos de Moraes. Os chocolates eram importados da Europa, mas quando estourou a Primeira Guerra Mundial, a importação ficou impossível e a empresa começou a fabricar seus produtos.
- A marca Lacta só foi obtida em 1917.
- A marca Lacta apareceu no primeiro anúncio luminoso da cidade, também em 1917.
- Em 1925, um incêndio destruiu a fábrica da Lacta que ficava na Vila Mariana, provocando a escassez do chocolate no mercado por cerca de um ano.
- Ademar de Barros, que foi prefeito de São Paulo e Governador do Estado, foi proprietário da Lacta entre as décadas de 30 e 60.
- Seu filho, o também político Ademar de Barros Filho, comandou a empresa até sua venda em 1996 para a Kraft Foods
- O chocolate Diamante Negro foi criado durante a Copa do Mundo de 1938. Seu nome veio do apelido do maior jogador brasileiro da época, Leônidas da Silva, inventor da jogada conhecida como “bicicleta”.
- O Sonho de Valsa foi criado em 1942. A ideia surgiu a partir de doces arredondados que eram consumidos pelas classes altas em bailes da corte.
- O Bis foi o primeiro chocolate em tamanho pequeno, feito pra ser levado na bolsa e ser consumido a qualquer hora. Durante os testes do produto, ninguém conseguia comer um só, e daí surgiu o nome com que foi batizado.
- Os chocolates brancos da linha Laka surgiram em 1962, mesmo ano em que o Ouro Branco foi lançado, que é uma versão alternativa do Sonho de Valsa, feito com chocolate branco.
- Os primeiros ovos de páscoa de chocolate foram produzidos pela Lacta nos anos 40, mas foi nas décadas seguintes que eles se tornaram tradicionais.
- O chocolate Lancy foi lançado em 1992, e seu nome surgiu numa conversa na fábrica. Alguém foi explicar o conceito do chocolate e começou a frase com “o lance é o seguinte…”. O nome pegou na hora!
Primeiro comercial do chocolate Lancy, de 1992