Continua após publicidade

Dez motivos para ir à exposição Cérebro – O Mundo Dentro da Sua Cabeça, no Parque do Ibirapuera

1. Ver amostras reais de um cérebro humano e dos de animais como golfinho, cachorro e babuíno. Enquanto o de um homem pesa 1,4 quilo, o de um cãozinho beagle tem 72 gramas, por exemplo. 2. Divertir-se numa instalação audiovisual que simula o efeito das descargas elétricas nas sinapses. Quando o visitante arremessa pequenas bolas […]

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 19h32 - Publicado em 18 set 2009, 20h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    1. Ver amostras reais de um cérebro humano e dos de animais como golfinho, cachorro e babuíno. Enquanto o de um homem pesa 1,4 quilo, o de um cãozinho beagle tem 72 gramas, por exemplo.

    2. Divertir-se numa instalação audiovisual que simula o efeito das descargas elétricas nas sinapses. Quando o visitante arremessa pequenas bolas de ferro na peça, luzes se acendem e ilustram as conexões entre neurônios.

    3. Conhecer a história do americano Phineas Gage (1819-1861). Há uma réplica do crânio dele, que teve sua personalidade transformada após uma barra de ferro atravessar sua cabeça num acidente.

    4. Outra atração é uma reconstrução do crânio de um triceratope, dinossauro ancestral do rinoceronte.

    Continua após a publicidade

    5. Brincar numa máquina que explica como funcionam os reflexos do corpo humano. Trata-se de uma pequena caixa, idealizada para fazer a pessoa se desequilibrar e segurar um guidão que, puxado, acende painéis explicativos.

    6. Assistir ao documentário Mente Brilhante: Desenvolvendo a Genialidade, sobre pessoas que se tornaram mais inteligentes por meio de exercícios.

    7. Fazer as vezes de médico num game que permite identificar tumores cerebrais em três pacientes com a vida, literalmente, em jogo. O visitante pode curá-los se acertar no tratamento – ou matá-los, se errar.

    Continua após a publicidade

    8. Aprender o que causa doenças como mal de Alzheimer, esquizofrenia, atraso mental, ansiedade e depressão, em painéis espalhados pelos 1?500 metros quadrados da mostra.

    9. Conferir a obra Geografia do Cérebro, que possui uma caixa de luz na qual cada botão apertado pelo público aciona funções como coordenação motora, emoções, visão, audição e olfato.

    10. Aproveitar a ida ao Ibirapuera para conferir, no MAM, a exposição A Permanência do Instável, do paisagista e pintor Roberto Burle Marx.

    Continua após a publicidade

    Cérebro – O Mundo Dentro da Sua Cabeça. Porão das Artes da Fundação Bienal. Parque do Ibirapuera, portão 3. Informações, 4003-1212. Segunda a domingo e feriados, 9h às 21h. A bilheteria fecha uma hora antes. Agendamento de grupos para visitas guiadas % 3883-9090. R$ 40,00. Cc.: todos. Cd.: todos. IR. Até 25 de outubro. A partir de sexta (7).

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.