A prefeitura de São Paulo começou nesta sexta-feira (2) o processo de demolição do palacete localizado no número 376 da Rua Artur Prado, na Bela Vista, que foi destombado por risco de desabamento. O contrato de demolição foi assinado na quarta-feira (31).
O prazo estimado da demolição é de 180 dias. Segundo a prefeitura, nas etapas iniciais será realizada uma vistoria e liberação de alvarás de tapume. Após, terá início a demolição e sanitização do terreno. A demolição irá gerar uma quantidade de entulho equivalente a 70 caminhões, que será descartado em aterro.
A residência, que recebeu a alcunha de ‘casarão das muletas’ por conta das estacas de sustentação, foi interditada pela Defesa Civil no último dia 13, após parte da fachada desmoronar.
Desde então, a fiscalização constatou risco de desabamento, atestado por laudo da Subprefeitura da Sé. Após análise do laudo, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) aceitou o pedido de demolição.