Apesar de considerar que ainda é cedo para falar sobre candidatos a presidência para as eleições de 2018, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, que o prefeito João Doria (PSDB) e o apresentador de televisão Luciano Huck são “o novo” no cenário político. Essa afirmação tem gerado muita repercussão nas redes sociais e, na manhã desta segunda (8), ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter no Brasil.
“Eu hoje acho cedo perguntar quem vai ser candidato. Temos de ver como o processo anda, como a sociedade está absorvendo todo o impacto da Lava Jato”, complementou FHC.
A afirmação foi feita quando questionado sobre Doria, visto como “uma espécie de tábua de salvação” pelo partido, no contexto da Operação Lava Jato.
“O PSDB, ao contrário do que dizem, sempre teve muitos quadros. Sempre tivemos três, quatro possíveis candidatos. A questão é que o sistema político brasileiro não favorece a formação de líderes nacionais. Fora de campanhas, quem aparecia nacionalmente? O ex-presidente, o presidente e um ou outro candidato a presidente. Quando alguém chamava atenção. Só os bizarros conseguiam. Isso agora mudou, está mudando. O Doria está fora [desse esquema anterior], o Luciano Huck está fora. Eles são o novo porque não estão sendo propelidos pelas forças de sempre. Temos de ver como isso se desenrola”, disse (para ler a entrevista completa, clique nesse link).
Confira as reações na internet: