Continua após publicidade

Um copo para cada estilo de cerveja

Especialista ensina como a taça certa valoriza a bebida

Por Sophia Braun
Atualizado em 5 dez 2016, 17h41 - Publicado em 26 out 2011, 20h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A arte da degustação não se restringe apenas ao universo dos vinhos. Cada vez mais valorizadas, as cervejas também exigem etiqueta e devem ser corretamente harmonizadas com a comida que acompanham, até mesmo com modestos petiscos de boteco.

    + Como harmonizar cerveja com comida de boteco

    + Dez lugares para beber cerveja

    Continua após a publicidade

    O copo em que a bebida é servida é outro fator importante. Os diferentes formatos ajudam a acentuar as características de cada estilo e fazem toda a diferença. Para ajudar apreciadores das loiras, ruivas e morenas a aproveitarem ao máximo os sabores e aromas de cada cerveja, o sommelier especializado Eduardo Passarelli, sócio do bar Melograno, ensina que tipo de copo escolher para cada ocasião.

    1. Weizen

    Continua após a publicidade

    Recomendado para as cervejas de trigo ou weissbier. O copo tem um volume de 500 ml, ou seja, exatamente a quantidade de cerveja que vem na garrafa. Além da questão estética — o copo é grande e tem a boca larga —, a cada gole, o fermento depositado no fundo se mistura novamente. A substância faz parte da degustação.

    2. Goblet

    Continua após a publicidade

    Cervejas mais intensas, aromáticas e saborosas pedem um copo semelhante a um cálice de conhaque. Como costumam ter o bojo fundo e a boca mais estreita, os aromas mais voláteis que se desprendem permanecem dentro da taça. Além do goblet, a tulipa tem um formato semelhante. Recomendado principalmente para cervejas de estilo Tripel, Barley Wine e Dubbel.

    + Cursos formam sommeliers especializados em cerveja

    Continua após a publicidade

    3. A nossa tulipa

    Tome cuidado para não confundir o copo classificado como tulipa — semelhante a um cálice de conhaque — com o que popularmente adotou o mesmo nome em bares e botecos. Este tem o corpo mais estreito e recebe bem cervejas do estilo American Lager, como os rótulos mais consumidos no Brasil erroneamente chamados de Pilsen.

    Continua após a publicidade

    4. Pint

    É uma unidade de medida e um copo muito tradicional, geralmente destinado às cervejas inglesas e irlandesas, com pouca formação de espuma. Acomoda bem bebidas do estilo Pale Ale e Stout, entre outras da mesma origem.

    5. Flute

    Taça própria para receber cervejas do tipo Bière Brut, feitas pelo mesmo modo de produção do champanhe. Alta e estreita, valoriza a formação de espuma.


    6. Stem

    Ideal para receber cervejas de sabor menos intenso. Os aromas, que normalmente têm pouco destaque, são valorizados pelo corpo estreito do copo. Seu formato também auxilia na manutenção da espuma. Recomendado principalmente para bebidas do estilo Lager, no qual estão incluídas as Pilsen.

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.