A concessionária responsável pela exploração e operação do Aeroporto Internacional de Viracopos entrou com um pedido recuperação judicial nesta segunda-feira (7), no Foro de Campinas, das controladas Aeroportos Brasil S.A., Aeroportos Brasil Viracopos S.A. e Viracopos Estacionamentos S.A.
“Não obstante os incessantes esforços de seus administradores, a situação financeira das Sociedades agravou-se de forma substancial nos últimos dias, levando à decisão por parte dos acionistas do ajuizamento do pedido de recuperação judicial”, informou a Triunfo Participações e Investimentos, uma das empresas do consórcio formado também pela UTC Participações e Egis Airport Operation. De acordo com a TPI, as “operações do aeroporto de Viracopos seguirão dentro da normalidade”.
O pedido foi ajuizado para solucionar a crise decorrente, principalmente, de desequilíbrios econômico-financeiros no Contrato de Concessão e da crise econômica que se instalou no país a partir de 2014, informou.
No ano passado, a concessionária decidiu pela devolução da concessão. “Entretanto, passados 9 (nove) meses do protocolo deste requerimento, até o momento não foram adotadas pelas autoridades administrativas responsáveis as medidas necessárias à qualificação do Contrato de Concessão no âmbito do PPI, que consiste na primeira fase do processo de relicitação”, informou.