As recentes obras de revitalização patrocinadas pela Nike no Parque do Ibirapuera geraram polêmica. A foto de uma placa na área verde da Zona Sul com a inscrição “retirada de ciclovia” junto ao logo da fabricante de materiais esportivos circulou nas redes sociais nesta segunda (11). O caso gerou mal-estar entre a companhia e a prefeitura.
Em junho, a gestão Doria cedeu autorização à marca para reformar e cuidar da manutenção das três pistas de corrida e do campo de futebol do local. Em troca, a etiqueta pode fazer publicidade em alguns espaços.
Para criar o gramado do campo, de material sintético, foi preciso impermeabilizar o terreno. A prefeitura, então, indicou o espaço da ciclovia infantil nos arredores do Viveiro Manequinho Lopes para compensação. Ou seja, a empresa deveria formar ali uma área permeável de 1 500 metros quadrados, retirando parte do asfalto – o que começou a ser feito duas semanas antes da entrega do campo, em 20 de agosto. Esse ajuste está incluído no investimento de 750 000 reais da Nike no projeto.
Na época, a obra foi apresentada como “remoção da ciclovia” pelo perfil da sociedade civil de interesse público (OSCIP) Parque Ibirapuera Conservação no Instagram, o mais popular ligado ao parque na rede. Porém, a prefeitura nega que desativará completamente a ciclovia infantil e promete a instalação de um jardim no pedaço. Em nota, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente informou que o espaço “passará por uma reformulação que praticamente não afetará o seu uso”. A Nike explicou que um pedaço do trajeto será mantido, mas não soube informar mais detalhes.
A municipalidade disse ainda que a placa com “texto incorreto” será removida ainda nesta segunda (11), e que a autorização da mensagem será investigada pela prefeitura.