Após a morte da rainha Elizabeth II, seu primogênito, Charles III, assumiu o trono da monarquia inglesa e fez nesta sexta-feira (9) seu primeiro discurso como rei. A fala teve a duração de 10 minutos e foi gravada antecipadamente.
+ As últimas horas da rainha Elizabeth II
“Além da perda pessoal, nós também compartilhamos com vocês no Reino Unido e em todos os países onde ela era rainha um sentimento profundo de gratidão em que minha mãe serviu aos povos de tantas nações”, disse, lamentando a morte da mãe.
Ele também deu o tom do que o povo britânico pode esperar de seu governo: “Os deveres e os papéis da monarquia permanecem, assim como as responsabilidades à Igreja Anglicana”. “Eu vou tentar servir com lealdade, respeito e amor”, completou, dizendo que vai ter a mãe como exemplo.
“Minha vida, claro, vai mudar, com as novas responsabilidades. Eu não vou poder dedicar meu tempo à caridade, mas eu sei que esse trabalho vai seguir nas mãos de outras pessoas.”
Charles ainda citou a esposa, Camilla, que se tornou rainha consorte, e o filho William, que assumiu como príncipe de Gales, ao lado de sua mulher, Kate, que virou princesa. “Quero expressar meu amor por Harry e Meghan, que continuam a construir a vida deles em outro país”, acrescentou o rei, ao mencionar o outro filho.
Ele finalizou o discurso agradecendo o apoio e as condolências neste momento difícil. “Para minha querida mãe, vou simplesmente dizer obrigado pelo seu amor e devoção à nossa família e à família de nações que você serviu com tanta diligência.”
+ Assine a Vejinha a partir de 9,90.