A CASACOR de São Paulo, o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, já tem uma relação quase completa dos participantes da edição de 2024 — e ela aponta para uma programação cheia de jovens talentos. Dos 69 ambientes que serão exibidos ao público, ao menos 21 terão a assinatura de escritórios estreantes na mostra.
Entre os novos participantes está o arquiteto Gabriel Rosa (na foto), de apenas 22 anos. Nascido em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo, Rosa se formou na faculdade no ano passado, mas já tem escritório próprio em sua cidade natal desde o fim de 2022 — e deve abrir uma nova unidade em Alphaville até a metade do ano. Voltado principalmente à arquitetura de interiores, ele soma clientes em diversos estados do país. A popularidade aumentou após iniciar, em outubro passado, um projeto para a influenciadora Lais Oliveira, que tem 4,7 milhões de seguidores no Instagram. “Estou muito orgulhoso de participar de um evento ao lado de profissionais que sempre tive como exemplos e inspiração”, ele afirma. O elenco de jovens na CASACOR inclui ainda nomes como Natan Gil, de 28 anos, e Monik Santos, de 32, entre outros.
Ao mesmo tempo, a próxima edição do evento terá a presença de profissionais consagrados, como os arquitetos David Bastos, Fernanda Marques e Rosa May Sampaio, o paisagista Gil Fialho e diversos outros. “O encontro de gerações será a marca da mostra neste ano”, acredita Livia Pedreira, curadora da CASACOR-SP ao lado de Pedro Ariel. “A indústria da construção tem uma responsabilidade grande de tomar decisões sustentáveis, e a troca de experiência entre mais jovens e mais velhos é importantíssima para isso”, ela afirma.
A CASACOR ocorre entre 21 de maio e 28 de julho, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Vai ocupar três pisos do edifício histórico, a partir do mezanino. No ano passado, a mostra bateu recorde de público, com 124 000 visitantes. A programação completa deve ser divulgada até o fim do mês. ■
Publicado em VEJA São Paulo de 16 de fevereiro de 2024, edição nº 2880