Continua após publicidade

Candidatos à prefeitura vão de shows de forró a missas atrás de votos

No início da campanha nas ruas, eles batem cartão na porta das principais lideranças locais da cidade

Por Pedro Henrique Araújo
Atualizado em 1 jun 2017, 18h10 - Publicado em 11 ago 2012, 00h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fundado há 21 anos no bairro do Limão, na Zona Norte, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) promove animadíssimas apresentações de artistas como o grupo Chamego Mais, faz exposições de fotos e realiza shows sobre a culinária típica de estados como Bahia e Ceará. Aos domingos, quando é maior o movimento, o galpão de 27.000 metros quadrados que abriga a entidade recebe 20.000 visitantes. Nas últimas semanas, o local virou centro de romaria dos candidatos a prefeito.

    + Candidatos vão de bike, cada um ao seu estilo

    + Moradores tentam salvar feira livre da Praça Roosevelt

    No dia 5 de agosto, José Serra (PSDB) passou por lá durante uma festa típica. Posou para fotos, conversou com os frequentadores e deixou o recinto depois de quarenta minutos. Antes disso, Celso Russomanno (PRB) bateu cartão no endereço. Ficou mais tempo (quatro horas) e caprichou na interação, tirando uma parceira para dançar forró. Fernando Haddad (PT) e Soninha Francine (PPS) já agendaram sua visita para os próximos dias.

    Continua após a publicidade
    Serra campanha lideranças 2282
    Serra campanha lideranças 2282 ()
    grafico eleições Serra 2282
    grafico eleições Serra 2282 ()

    “Somos abertos a todos os políticos”, diz o diretor Robson Amaral. “Eles sabem que aqui é ponto de encontro de nordestinos e descendentes, que passam da casa dos 4 milhões de pessoas na cidade.” O CTN faz parte de um circuito de lideranças locais que se tornou estratégico para quem está à caça de votos.

    Continua após a publicidade

    + Câmara obriga vereadores a registrarem presença com impressão digital

    + As aflições dos paulistanos nos divãs

    Além da plateia presente nas visitas, os eventos têm um efeito multiplicador interessante. “Eles geram mídia espontânea nas rádios e televisões e, dessa forma, atingem milhões de pessoas”, afirma o cientista político Rubens Figueiredo. A rota do beija-mão também inclui paróquias na cidade, como a de São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste. Quem manda no pedaço há trinta anos é Antonio Luiz Marchioni, mais conhecido como padre Ticão. Preso por três vezes na década de 80 por participar de invasões de propriedades, é uma figura ligada historicamente à esquerda católica. Mas se mostra atualmente um anfitrião bem eclético, sem fazer distinção da corrente ideológica do candidato. Recentemente, recebeu Gabriel Chalita e aproveitou a ocasião para apresentar ao peemedebista algumas propostas. Uma delas envolve a construção de outra universidade na Zona Leste, região que já conta com um câmpus da USP. “O Kassab prometeu várias vezes que faria essa obra e, até agora, nada”, reclamou o padre. Chalita ficou de avaliar o assunto.

    Continua após a publicidade
    Chalita campanha lideranças 2282
    Chalita campanha lideranças 2282 ()
    grafico eleições Chalita 2282
    grafico eleições Chalita 2282 ()

    Nos trinta primeiros dias da corrida eleitoral nas ruas, quem tem gasto mais sola de sapato é Soninha Francine, que realizou no período um total de 48 visitas a pontos diferentes de São Paulo. “É a melhor maneira de conquistar adeptos e diminuir a taxa de rejeição”, acredita. Nessa primeira etapa da campanha, esteve mais na Zona Oeste. Logo no início do corpo a corpo, marcou presença no evento “À mesa com empresários”. Com 170 comerciantes e lideranças de bairros como Lapa, Perdizes e Vila Leopoldina, o negócio goza de alto prestígio entre os prefeituráveis. Haddad, Chalita e Russomanno participaram de outras edições do evento e Serra deve comparecer ao local no próximo dia 27. “Nós apresentamos a eles vários formadores de opinião, o que explica todo esse interesse”, conta o organizador dos encontros, Ubirajara de Oliveira, proprietário de jornais e revistas de bairro da área.

    Continua após a publicidade
    Soninha campanha lideranças 2282
    Soninha campanha lideranças 2282 ()
    grafico eleições Soninha 2282
    grafico eleições Soninha 2282 ()

    Ainda relativamente pouco conhecido entre os eleitores paulistanos, Haddad é outro que mantém a agenda intensa. Havia realizado até a semana passada um total de 35 visitas e é o candidato que procura distribuir melhor as andanças pela metrópole, sem privilegiar demais nenhuma zona. Um dos responsáveis pela campanha, o vereador petista Antônio Donato definiu uma tática para tentar cobrir o maior número de bairros. “Durante a semana, passamos prioritariamente por centros comerciais, como o Largo Treze, em Santo Amaro. Aos sábados e domingos, fazemos carreatas pela periferia”, explica o candidato.

    Continua após a publicidade
    Haddad campanha lideranças 2282
    Haddad campanha lideranças 2282 ()
    grafico eleições Haddad 2282
    grafico eleições Haddad 2282 ()

    A estratégia, por enquanto, não rendeu grandes frutos. Segundo a última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada em julho, Haddad está ao lado de Soninha, em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto — Serra aparece em primeiro (30%), seguido de Russomanno (26%). O argumento clássico para minimizar o número desfavorável é que a briga está apenas começando. Nessa linha de raciocínio, até 7 de outubro, data do primeiro turno, há tempo para ganhar terreno sobre os principais adversários, sobretudo com o começo do horário eleitoral gratuito, a partir do próximo dia 21. Enquanto isso não acontece, o jeito é encarar forró, missa e tudo o mais que vier pela frente.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 39,96/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.