A moda de pintar o cabelo com cores extravagantes não é exatamente recente. O fenômeno remonta, no mínimo, aos anos 60, na esteira da explosão do movimento hippie. Uma nova tendência, no entanto, está levando muitas mulheres a misturar diversas tonalidades, principalmente azul, turquesa, rosa e violeta, para criar um visual específico. Nos Estados Unidos, onde surgiu, a técnica está sendo chamada de “mermaid hair”, ou “cabelo de sereia”, pois se inspira no visual de personagens como Ariel, do desenho da Disney.
+ Cinco vezes fofura: como vive um casal e cinco bebês
+ Saiba tudo sobre cabelos no Beleza de Blog
Introduzida por aqui no primeiro semestre, a prática ganhou força nos salões da capital nos últimos dois meses, depois que várias famosas apareceram em público com esse look. No recente Rock in Rio, por exemplo, ele foi visto na cabeça de algumas celebridades.
+ Conheça Regina Pinho de Almeida, a mecenas de Pinheiros
“Estou recebendo até quatro clientes por dia, de adolescentes a mulheres mais velhas”, afirma a cabeleireira Penelope Beolchi, do Opa Hair!, no Paraíso. “Elas começam só com algumas mechas, gostam do resultado e acabam fazendo no cabelo inteiro.” O serviço custa a partir de 250 reais e leva até cinco horas para ser realizado (no caso do “pacote completo”). Não é incomum que a adepta do estilo inicie a tintura do modo tradicional, com apenas um tom, antes de usar vários ao mesmo tempo. “Botei vermelho, passei pelo azul e depois misturei tudo”, conta a estudante Laura Barçante.
+ The Year aposta em grandes nomes da cena eletrônica nacional
Para realizar o procedimento, é necessário primeiro deixar o cabelo totalmente branco. “O ideal é descolorir gradativamente, porque esse processo não prejudica os fios e mantém a cor intacta por mais tempo”, explica o cabeleireiro Romeu Felipe, do Creative Salon, no Campo Belo. Ali, cobram-se 490 reais pelo trabalho.
+ Jovem pedagogo ensina portadores de deficiência a tocar bateria
Na maioria dos casos, as mechas começam a desbotar após cerca de dez lavagens. Para quem tem cabelo comprido, o melhor resultado costuma ser obtido com o uso do babyliss, aparelho que cria ondas nos cachos. Os especialistas também recomendam que as interessadas façam hidratação e usem xampus adequados. “Caso contrário, a técnica pode danificar o cabelo”, alerta Romeu Felipe.